TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.546 Palavras (19 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 19

LISIANE BARBOSA FALINO PACHECO 3839722809

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I I

PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL

2014

LISIANE BARBOSA FALINO PACHECO 3839722809

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II.

PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................10

3 – Plano de Aula.......................................................................................................12

4 – Regência..............................................................................................................15

Considerações Finais..............................................................................................16

Referências Bibliográficas......................................................................................17


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Lisiane Barbosa Falino Pacheco

RA: 3839722809

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2.014

Início do estágio: 14 / 10/ 2.014

Término do Estágio: 24/ 10 / 2.014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita

Endereço: Rua Zola Amaro, nº 168 ,Três  Vendas ,Pelotas.

Telefone: 32230271

Responsável: Ana Abib Burkert

I – INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste no relatório do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental II, do curso de Pedagogia, na modalidade á Distância, da Universidade Anhanguera - UNIDERP –Centro de Educação á Distância na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, na turma do 4º ano do turno da tarde. O estágio realizado visa aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.

É no estágio, que parte fundamental da formação do licenciando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua futura área de atuação. Sabendo que o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência, onde aprendemos muito mais na prática do que lendo ou ouvindo, ou seja, o que fazemos com frequência no nosso dia a dia são absorvidos com muito mais eficiência.

O estágio testa o aprendizado e preenche o abismo existente entre a prática e a teoria. Este estágio teve como objetivo aprofundar meus conhecimentos nas séries iniciais do ensino fundamental. É importante a vivência da realidade da escola para a vida acadêmica.

 Durante o Estágio Supervisionado, foram observadas as atividades desenvolvidas na turma de 4º ano. Esse presente estágio foi realizado durante o período de 17\10\2.014 á 23\10\2.014.  

A partir das observações realizadas durante todos esses dias, foi possível levar a essas crianças atividades que fossem de encontro aos seus interesses.

 Neste relatório estão registradas todas as experiências vividas durante o estágio realizado. Esse trabalho trouxe a percepção do quanto é importante á aplicação da teoria na prática pedagógica. O Curso de Pedagogia desenvolve no profissional o conhecimento necessário no dia a dia da atual do educador, e o estágio é a melhor maneira de colocar em prática boa parte daquilo que nos foi oferecido.

Neste relatório estão contidas as informações de como se desenvolveram essas atividades, que possibilitaram um amplo conhecimento por unir a teoria com a prática.

II – DESENVOLVIMENTO:

  1. Observação e Interação.

A observação foi feita na Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita na turma de 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde, onde foi realizado o estágio de dois dias e meio. O horário da aula é das 13horas e 30minutos até ás 17horas e 30 minutos. Os alunos antes de entrar para a sala de aula fazem fila e aguardam a professora buscá-los. A turma observada é composta por vinte seis  alunos. A professora após receber os alunos leva-os para a sala de aula onde inicia a sua rotina diária. No primeiro momento a professora realizou a chamada para em seguida, fazer a correção do tema de casa do dia anterior. Após a correção, a professora distribuiu uma avaliação de disciplina de português do terceiro trimestre. Quando os alunos terminaram a avaliação receberam uma atividade envolvendo a tabuada do dois ao nove em uma folha xerocada. Em seguida, os alunos foram conduzidos a merenda da escola para depois dirigirem-se para o recreio. Ao retornarem do intervalo  a professora fez o Jogo da Tabuada. Nesse jogo os alunos jogam os dados e observam os números que saíram, multiplicam um pelo outro e dizem o resultado para a professora. No próximo momento a professora trabalhou com ortografia:L ou U. Os alunos uma vez na semana tem aula de recreação que é desenvolvida pela professora titular da turma. Percebi que a relação entre os alunos e a professora é muito boa e que entre eles há um clima de afetividade e respeito. A partir das observações realizadas durante todos esses dias, foi possível levar á essas crianças atividades que fossem de encontro aos seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (523 Kb)   docx (497.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com