TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  2/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.841 Palavras (20 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 20

Ministério da Educação[pic 1][pic 2]

Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCENCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ROSELI DE MOURA

CUIDAR OU EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DO EDUCADOR EM TURMA

DO BERÇARIO II

DOURADOS

2014

ROSELI DE MOURA

CUIDAR OU EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DO EDUCADOR EM TURMA

DO BERÇARIO II

Artigo apresentado como exigência da disciplina Seminário, sob a responsabilidade da professora Mª. Elizabete Valter do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/UFMS/MEC.

DOURADOS

2014

RESUMO

A presente pesquisa dentro da ampla questão da aprendizagem humana buscou fazer uma discussão em torno do assunto, no que diz respeito às praticas pedagógicas através do cuidar e educar. O objetivo é de uma visão abrangente, para chegar de um modo mais objetivo e contextualizado e uma resposta para a questão escolar. Nesse sentido a intenção é compreender as práticas pedagógicas, relacionando o professor e a criança, analisar a pratica docente no que se refere ao Cuidar e Educar no berçário II na educação infantil. Para a compreensão dessa questão, nosso trabalho contou com pesquisas de caso que apresentam varias maneiras de trabalhar com a prática, com a realização de uma pesquisa de campo voltada para observação em sala de aula, no âmbito das crianças, observando e criando atividades direcionada a criança do berçário II, na busca de uma compreensão de como é conduzida pelos educadores do berçário o educar e o cuidar diante das atividades. Portanto, compreender e construir respostas mesmo que hipotéticas a respeito de uma boa estrutura diante da pratica pedagógicas.

Assim, a pesquisa em questão tem como objetivo descrever a relação do cuidar e educar entender os caminhos da educação infantil, abordando as teorias que delineiam essa questão, diferenciado o conceito de infância com a educação infantil.

Palavras-Chave: Educar. Cuidar. Educação Infantil. Professor e Criança.


INTRODUÇÃO

                                                                                                    Roseli de Moura.

                                                                                                     Elizabete Veter.

Este artigo teve a intervenção investigar a atuação do professor quanto à dicotomia do cuidar e educar no CEI “Ceminha’’. A princípio busca-se descrever a concepção das creches assistencialistas no Brasil e como surgiram o termo educar junto ao cuidar. Em seguida se discute o modo que o professor aplica suas práticas pedagógicas para estabelecer o cuidado e a educação ás crianças, para tanto foi feito uma pesquisa de campo dentro da sala de aula, com crianças de 1 a 2 anos de idade. Para concretização do artigo pesquisou se vários autores, mas três deles foram fundamentais ao trabalho: Oliveira (19920 e Kramer e Craidy (2001), esses estudaram afinco sobre o tema aqui abordado). Portanto finalizamos com uma análise de tudo o que fora observado e estudado. A pesquisa iniciou-se, com fato de ser professora no berçário II, não há valorização de um educador e muitas vezes ouço dizer que sou babá, e que no berçário existe apenas o cuidar, no começo fiquei perdida, o que fazer com esses bebês? Quais os métodos utilizar? Quais atividades a ser realizadas?

É importante observar se os educadores estão preocupados em relacionar seus conhecimentos sobre as praticas pedagógicas dentro do berçário II, consequentemente, certificando-se da ação do mesmo sobre a importância do ensino dentro da educação infantil. A pesquisa tem como propósito identificar de que modo os educadores vêm ensinando na educação infantil e se suas contribuições estão sendo satisfatórios para o desenvolvimento da criança.

Considerando que educar é um completo as ações da família e da comunidade e que resulta num excelente preparo não só para o ensino fundamental como para a vida toda, o educador precisa estar atento às tendências pedagógicas no ensino/aprendizagem, buscando condições de melhoria para a sua ação pedagógica, de modo que tal pratica tornem significativas no processo de ensino /aprendizagem para o aluno.

A iniciativa de se pesquisar sobre o tema partiu do princípio como o educador vem relacionando a prática e a teoria dentro do berçário II no ensino infantil, e se falando da ação no espaço educacional organizam seus conteúdos com intencionalidade e sistematicidade, de modo a provocar o aluno a curiosidade, criatividade e habilidade de maneira que essa ação possa contribuir para o crescimento intelectual e emocional da criança já que, conforme, Vigoski (1896), Piaget (1930) e Kunhaman (1998) a educação infantil tem a obrigação de proporcionar o cuidar, o educar e o amar contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.

Para kuhlmann (1998), “O papel da creche é primordialmente o de assistir a criança que fica privada dos cuidados em razão do trabalho da mãe fora do lar”, portanto a creche não vão ocupar o lugar da mãe, mas tem a função de preparar a criança para o ensino fundamental. Cabe à instituição educacional garantir a educação, mas ampla com experiências do cotidiano envolve a socialização, o respeito e principalmente o direito da criança, considerando suas diferenças individuais sociais, econômico, culturais, éticas e religiosas.

Assim, pretende se, ao desenvolver este tema fazer uma análise por meio das reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro do CEI (Centro Educacional Infantil) compreendendo a relação do educador com as práticas pedagógicas dentro do berçário II.


 1.        A CONCEPÇÃO DAS CRECHES ASSISTENCIALISTAS NO BRASIL.

No Brasil, a creche surge, no final do século XIX, resultante do processo de industrialização e urbanização do país (SANCHES, 2003). As famílias procuraram regiões ricas e migraram para essas cidades em busca de trabalho e melhores condições de vida. A partir daí, os donos das indústrias preocuparam no empreendimento da construção de “vilas operárias”; mercearia, clubes esportivos, escolas, creches entre outras, só para a satisfação dos operários e melhoria da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com