TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio. Avaliação na Educação Infantil

Por:   •  13/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE INDAIAL

VANDERLÉIA TATIANI REICHERT - 956337

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TAQUARA – RS

2017

VANDERLÉIA TATIANI REICHERT - 956337

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia em convenio entre instituições Centro Universitário Leonardo da Vinci e UNIASSELVI- Sociedade de Pós – Graduação Ltda.

Orientador (a): Fabricia Souza Nazário

TAQUARA – RS

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         4

2 A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL         5

2.1 Registros das intervenções         6

2.2 Intervenção 1         7

2.3 Desenvolvimento da interação:         7

2.4 Recursos utilizados:         7 

2.5 Intervenção 2         7

2.6 Recursos utilizados:                 8

2.7 Intervenção 3         8

2.8 Desenvolvimento da interação:         8

2.9 Recursos utilizados:         8

2.10 Intervenção 4         8

2.11 Ampliar a criatividade.         8

2.12 Recursos utilizados:         8

2.13 Intervenção 5         8

2.14 Desenvolvimento da interação:         9

2.15 Recursos utilizados:         9

3 COMO E PORQUE AVALIAR AS CRIANÇAS         9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS         12

5 REFERÊNCIAS         14


1 INTRODUÇÃO

A avaliação na educação infantil gera muitas discussões entre os educadores, visto que hoje há vários aspectos dentro do desenvolvimento humano que se pode e devem ser observados cuidadosamente nas crianças. A ideia surgiu quando se observou que os professores tinham dificuldades de avaliar os seus alunos pequenos.

Para que os educadores construam uma avaliação de seus alunos na educação infantil completa e bem estruturada é indispensável que eles conheçam seus alunos e abordem no papel todos os aspectos de importância às crianças, tais como: o conhecimento de si e do próprio corpo, cuidado de si mesmo e do ambiente, como se porta nos jogos e movimentos, a sua adaptação na escola, à interação com outras pessoas, a comunicação, a linguagem e a expressão corporal.

Avaliar a Educação Infantil é muito complicado, pois, depende muito da observação das crianças. Isso requer um olhar atento dos educadores, que analisa, perceba suas reações e confia nas suas capacidades. Através de atividades elaboradas, a professora deve acompanhar e avaliar o desempenho das crianças. Portanto, a avaliação deve seguir o sentido e essência do acompanhamento e do desenvolvimento infantil é importante que os educadores reflitam sobre o porquê avaliar e como se avaliar as crianças na educação infantil. Assim, terão um suporte teórico para realizar uma avaliação bem estruturada de seus alunos.

É uma pesquisa qualitativa que visa à compreensão dos embasamentos teóricas da avaliação na educação infantil. Será aplicado um questionário com os educadores de uma escola municipal de educação infantil do Município de Rolante, no qual será abordada a maneira como os educadores realizam as avaliações, quais são as suas dúvidas e o que eles avaliam em seus alunos.

Através das pesquisas realizadas, das observações da sala de aula, e das analises de documentos chegará a uma tentativa de compreensão da importância da avaliação na educação infantil.

2 A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A avaliação na educação infantil sempre é um dos aspectos mais complexos e difíceis de enfrentar no processo educativo.  Avaliar esta sendo confundido com a possibilidade de medir a quantidade de informações absorvidas pelas crianças, considerando o que foi trabalhado pelo educador.

Conforme Esteban (1883), “a comparação entre as crianças exerce um papel extremamente relevante”. Através deste procedimento se torna possível gerar uma medida, traduzida em conceito que informa o resultado do desenvolvimento da criança, visando os objetivos pré-determinados no planejamento do ensino, ou seja, das atividades. Ainda que, se reconheça na estimativa a necessidade de se prestar um parecer sobre a atuação das crianças, ela não se reduz a isso.

É de suma importância ressaltar inicialmente, que pela atual legislação, no artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a avaliação na educação infantil, deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, não tendo o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental”.

Desta forma, o contexto sobre a educação infantil, a avaliação não deve ser entendida como um julgamento, mas sim, uma forma de qualificar e estigmatizar as crianças, não levando em consideração os acontecimentos que seguem todo o seu cotidiano em questão.

Conforme Grillo (2002), “a avaliação assume duas funções: diagnóstico e mediação”. O diagnostico sobre a avaliação tem por objetivo assinalar o nível em que se encontra o aprendizado do aluno, sendo necessária tomar algumas medidas para que obtenha sucesso. Nesse sentido o diagnóstico é bem mais do que constatação. Reside aí um dos pontos frágeis da avaliação, pois esse diagnóstico nem sempre acontece. A outra função da avaliação, a mediadora, além de diagnosticar e melhor classificar o ensino e a aprendizagem, visa o crescimento da autonomia, da análise e da responsabilidade do aluno, o maior objetivo parte do processo pedagógico deve permanecer presente em todos os momentos da dinâmica: ensino, aprendizagem e avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com