TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio na educação infantil

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

Juliene Carvalho de Mélo

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 5]


[pic 6]

Juliene Carvalho de Mélo

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Natália Gomes dos Santos

                                                                       Tutor de Sala: Liz Helena Oliveira Lins

Cidade 2018


SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9


3[pic 8]

INTRODUÇÃO

A realização do estágio supervisionado na educação infantil é primordial para o conhecimento, visto que é o primeiro contato em sala de aula com o início da aprendizagem, na qual as crianças estão começando a compreender as formas de como funciona os principais aspectos do estudo.

A objetividade desse estágio, tem como principal tarefa, mostrar e habituar o formando não somente a parte teórica em que estuda na faculdade, mas sim instruir como funciona a prática, posto que aprende-se a lidar com pessoas, nas quais cada um tem uma forma diferente de ser, agir e viver diversas situações e dificuldades no cotidiano.

Esta preparação pode mostrar para os futuros formandos se realmente é isso que desejam para a sua vida, pois em contato com as crianças, mostra se realmente há talento para a profissão, uma vez que será o mediador entre a criança, a cultura, o conhecimento, e o papel de proporcionar aos alunos a oportunidade de produzir e se apropriar de todas as informações e etapas que a educação oferece.


4[pic 9]

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado: educação infantil na escola Centro Educacional Paraíso da Criança, situada na rua Benedita Rodrigues de Vasconcelos, 215, Mangabeira VII, localizada em João Pessoa, no estado da Paraíba. Telefone: (83) 98816-4443.

Horário de funcionamento: Manhã: 7:00 as 11:00, Tarde:13:00 as 17:00.

A escola contém 9 salas de aulas, diretoria, 5 banheiros, sendo 3 com chuveiros, quadra esportiva, pátio, cantina e estoque. A equipe pedagógica é formada por 13 professores, oferecendo o atendimento nos níveis de Educação Infantil (II ao V) e Fundamental (1º ao 3º ano).

 É totalmente inclusiva, acolhendo vários alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 10 de Setembro a 26 de Setembro.


5[pic 10]

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

A rotina observada é uma sequência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola. Iniciou-se na sala do Infantil II. Os alunos ao chegar na sala são recepcionados com alegria, e logo são recolhidas suas agendas para organização. Em seguida, as crianças assistem videoclipes infantis, realizam orações religiosas cristãs e veem contos de fantoches feitos com palito de picolé.

É realizada a explicação e a atividade com base no conteúdo abordado. Após isso, é o horário da recreação, as crianças lancham e depois vão para o pátio brincar. Logo após, retornam a sala para estudar até dá o horário da chegada dos pais. Em sequência, o Infantil III, a professora os recebem com muito carinho. As crianças cantam canções de boa tarde. Seguidamente inicia-se as atividades, explicação do conteúdo, lanche e recreação no pátio. Voltam a sala para cumprir as atividades do segundo horário, com pinturas, desenhos e narração de histórias. Com todas essas tarefas cumpridas, se organizam para seus responsáveis vim lhe buscarem.

No infantil IV, a professora dar boas-vindas, logo após, explica as atividades de casa e de classe. Chegando a hora do lanche, elas lavam as mãos, lancham e vão brincar. Em seguida, retomam as atividades até o horário para a saída. No Infantil V, as crianças são acolhidas com muito amor e atenção, é notável a reciprocidade entre elas. É feita uma organização das bolsas e dos lanches. Copiam em sua agenda as atividades há serem feitas em casa.

A sala é organizada em um círculo, pois as crianças tem mais visibilidade enquanto a professora administra a aula, facilitando para ela observa-los como um todo. Os alunos demonstram interesse, realizam com facilidade as atividades propostas, sempre tirando dúvidas. Chegando o horário para lanchar, elas lavam as mãos para se alimentar e fazem orações de agradecimento pela refeição.

Na recreação, a professora participa das brincadeiras, fazendo com que haja sempre interação entre eles. Todas as atividades de rotina são aquelas que devem ser realizadas diariamente, oportunizando as crianças o desenvolvimento e a manutenção de hábitos indispensáveis a preservação da saúde física e mental, como por exemplo: a higiene, o repouso, a alimentação correta, as atitudes e as obrigações do dia.


6[pic 11]

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA

Faz-se necessário que as crianças conheçam a importância dos meios de transporte em nossa vida e se conscientizem para a educação no trânsito. Muitos acidentes poderiam ser evitados se conseguíssemos fazer com que as crianças compreendessem e respeitassem as regras de trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (88.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com