TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio supervisionado

Por:   •  10/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Estágio Supervisionado

Introdução

Venho por meio desta mensagem falar o quanto sou grata pela oportunidade de fazer este estágio em educação infantil, tendo o imensurável prazer de ensinar e ser ensinada, pois neste âmbito chamado escola do saber nada mais é que ensinar e aprender.

Quero semear e cultivar palavras frutíferas, desejo transformar a vida de outras pessoas dando sentido a minha própria vida, pois a palavra é uma forte ação transformadora, é muito mais que palavras ao vento, palavras que gerenciam e dão sentido a existência.

De acordo com Paulo Freire, a reflexão crítica da prática é uma exigência da relação teoria/ prática, sem a qual a teoria irá virando apenas palavras, e a prática, ativismo.

Há um processo a ser considerado na experiência permanente do educador. No dia-a-dia ele recebe os conhecimentos, conteúdos acumulados pelo sujeito, o aluno, que sabe e lhe transmite.

Neste sentido, ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Atividade 1:

Orientações pedagógicas eram dadas na própria instituição, faculdade Anhanguera, pela professora Keila, sanando minhas dúvidas, me levando a executar com diligência e otimismo o meu estágio e relatório também.

Necessário é, tais encontros para discutirmos a respeito do estágio para não cometermos erros.

Atividade 2:

Conforme anexo.

Atividade 3:

O projeto pedagógico compreendido como o elemento norteador de toda ação educativa no CEI/CRECHE Adriano Sapucaia, a concepção de aprendizagem é construtivista.

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o CEI se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela educação infantil.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições, para o desenvolvimento integral de todas as crianças considerando também as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias, através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidade envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, ( Piaget, 1918-1980).

Atividade 4:

A função do coordenador é identificar junto com a equipe docente, casos de crianças que apresentam problemas específicos, orientando decisões que proporcionem encaminhamentos, ou atendimento adequado, garantir os registros do processo pedagógico, desenvolver ações educativas que promovam a prevenção e proteção do bem-estar coletivo.

Dialogar com os pais ou responsáveis sobre as propostas de trabalho, o desenvolvimento e avaliação das atividades, responsabilizar-se pelo cuidado, pela observação e pela orientação para que todas as necessidades de saúde , higiene e alimentação sejam cumpridas nas diferentes idades. Organizar os ambientes e materiais utilizados no desenvolvimento das atividades

Atividade 5:

Tendo em vista as atuais dificuldades que enfrenta a comunidade local com relação ao atendimento oferecido no CEI Adriano Sapucaia, para dar continuidade as mudanças e inovações de qualidade diferenciada aos padrões exigidos e a fim de atender a demanda de crianças na faixa etária de 0 (zero) a 3 (três) anos, carentes de apoio, cuidados e atenção por parte dos pais ou responsáveis devido a necessidade de trabalho em tempo integral e outras atividades que dificultam essa atenção.

Percebendo grande necessidade de articular ações que amenizem a quantidade de pais necessitados de vagas em CEI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com