TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio supervisionado educação infantil

Por:   •  3/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.267 Palavras (30 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

CARINA VIEIRA DE ABREU – RA 6580312571

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTO ALEGRE – RS

2014

[pic 2]

CARINA VIEIRA DE ABREU – RA 6580312571

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a

Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

PORTO ALEGRE – RS

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do aluno......................................................... 4

Introdução......................................................................................... 5

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola.................................................. 6

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola................................................................................................ 16

3 – Plano de Aula................................................................................ 17

4 – Regência....................................................................................... 24

Considerações Finais......................................................................... 30

Referências Bibliográficas................................................................. 32

[pic 4]

IDENTIFICAÇÃO

Nome do estágio: Carina Vieira

RA: 6580312571

Curso: Pedagogia

Ano: 2014

Início do estágio: 18/08/2014

Término do estágio: 29/10/2014.


[pic 5]

INTRODUÇÃO

        Este trabalho é o resultado da prática de Ensino na Educação Infantil, realizada no quarto semestre de 2014, regida pela supervisora acadêmica Letícia Vieira, para obtenção de grau no curso de graduação em pedagogia – Educação Infantil da Universidade Anhanguera.

        O estágio foi realizado na Escola de Educação Infantil Bosque Encantado, Rua Watanabe, número 03, Belém Velho, regida pela supervisora de campo Lenita Lopes da Silva.

        O objetivo deste relatório é propiciar uma reflexão sobre a ação docente e possível qualificação profissional através do crescimento de cada aluno.

        A elaboração deste relatório é resultado de um processo individual vivenciado e relacionando conhecimentos relativos à Educação Infantil.

        O desenvolvimento das atividades foi realizado nos documentos de registros do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Educação Infantil.

        Foi realizada uma entrevista com a coordenadora, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação infantil. Fazendo assim um levantamento dos objetivos e da organização didática.

        O Estágio supervisionado é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, sob supervisão, e tem como objetivo preparar os alunos para o trabalho produtivo.

[pic 6]

OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

        A turma é do jardim A e B, é composta por 14 (quatorze) crianças, sendo 8 (oito) meninos e sua faixa etária é de três a cinco anos e meio. É uma turma bastante ativa e muito simpática. Os alunos são moradores do mesmo bairro, próximo à escola. Em sua maioria apresentam um nível sócio econômico de classe média baixa, porém algumas crianças se encontram em situação mais desfavoráveis que outras.

        A sala de aula fica bem próxima do jardim de flores, é arejada e iluminada. Apresenta um espaço grande e aconchegante. Os espaços são bem aproveitados sendo ocupados da melhor forma possível. Há presença de cantos temáticos, sendo um cesto com brinquedos e uma prateleira com livros, espaço para leitura, jogos e brinquedos de lego, carinhos, bonecos, entre outros. Tudo bem organizado que a sua disposição da vontade de sentar e brincar. Perpassando a ideia de que “o ambiente de uma escola infantil deverá ser acolhedora através das cores, dos objetos, dos aromas, da harmonia e da calma que tudo isso transmitirá para as crianças.” (Horn, 2004)

A organização dos espaços em cantos temáticos, como o da boneca, o da biblioteca, o das diferentes linguagens, entre outros, possibilita um entendimento de uso compartilhado do espaço, onde ao mesmo tempo, são possíveis escolhas individuais e coletivas, as quais certamente favorecem a autonomia das crianças, estimulando-lhes a zona de desenvolvimento proximal. (Vigotski, 1984 – p. 85)

        As mesas são redondas, ficam no centro, tendo uma para a educadora, no fundo da sala e outra retangular que cabem mais ou menos dezessete crianças, que

[pic 7]

fica na área coberta, em frente a sala. Esta mesa é usada para as refeições, que é trazida já servida pela funcionaria da cozinha. No fundo da salafica também um quadrado de madeira onde são colocados os colchonetes e em cima a televisão e o vídeo, onde a educadora coloca um CD ou DVD para complementar suas atividades.

        Tem dois murais, onde, um é colocado às fotos dos alunos, e o outro de apresentação de fantoches; um varal com os trabalhinhos de cada um, em um saco plástico identificados com os nomes impressos e, um relógio de EVA do tempo, onde acredito que era para a educadora interagir com os alunos, perguntando, como está o tempo hoje? Ensolarado, nublado ou chuvoso, como indica os desenhos no relógio, pois esta interação não foi feita neste dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (274.4 Kb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com