TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio supervisionado em educação infantil

Por:   •  16/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 12
  1. DADOS DO ALUNO/ CURSO

Curso: Pedagogia (licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul EAD

Nome: Maria Lourdes Pereira de Brito Ferreira

RGM: 31611605

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2022/ 4°semestre

Quantidades de horas realizadas: 100 horas

  1. CARACTERIZAÇAO DA ESCOLA

A escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental 03 de Dezembro, escolhida para a realização do estágio supervisionado em educação infantil, é um órgão de natureza pública.  Situada na BR-364, linha 101, km 60, na Rua Brasília no Distrito de União Bandeirante, pertencente ao Município de Porto Velho/ RO. A Escola 03 de Dezembro está localizada bem próxima ao centro comercial da cidade, ela possui uma vizinhança praticamente residencial, servida de alguns comércios nas proximidades. Está vinculada á prefeitura do município de Porto - Velho –RO, representada pela secretaria Municipal de Educação – SEMED. Série observada Pré II, educação infantil.

A Escola 03 de Dezembro conta com 1.050 alunos, nos dois períodos, matutino e vespertino, atendendo as classes de educação infantil e ensino fundamental I. Sendo que 154 desses alunos estudam na rede de educação infantil. E 896 na rede de ensino fundamental I a mesma atende alunos da zona urbana e rural.  A Escola 03 de Dezembro tem um funcionamento de carga horária diária, no período matutino e vespertino. Início das aulas no período matutino 07h30min e término 11h45min, e no período vespertino início as 13h00min e término às 17h00min.

 A escola tem um regime de tolerância de 15 minutos após o horário de entrada. E Os alunos devem estar uniformizados.

A Escola 03 de Dezembro ela é toda de alvenaria em regular estado de conservação. Toda murada e com portão de grade. Sua pintura externa e interna encontra em situação razoável, sua ventilação e iluminação estão em estado regular.

 Ela tem um pátio grande, nesse pátio tem vários recursos de recreação, como escorregador balanço, mesas para trabalhar jogos etc..., também tem uma quadra de praticar esporte e eventos. Além das salas de aulas também é composta por outras salas, como sala dos professores, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala da biblioteca, sala da secretaria, sala da orientação, sala da direção e sala dos recursos pedagógicos.  Tem uma cozinha completa com refeitório que está passando por alguns reajustes aumentando o espaço. As salas de aulas e as demais salas da escola se encontram todas refrigeradas, e todos os ambientes da escola se encontram em estado limpos e bem organizados. A escola oferece uma merenda de boa qualidade, com variados tipos de cardápio e uma boa higienização. A escola está passando por uma pequena reforma nas salas de aulas e nos banheiros.

A unidade escolar 03 de Dezembro está sendo administrado pela diretora Eunice Mauricio da silva e vice- diretora Maria José Aparecida de Oliveira Diorgenis. O corpo docente da escola é composto por 44 (quarenta e quatro) professores, sendo 04 (quatro) na educação infantil, e 40 (quarenta) no ensino fundamental I, e 17(dezessete) destes professores tem dois contratos, trabalham os dois períodos.

A escola 03 de Dezembro mesmo ficando em uma região que tem pouco recurso, ela busca o máximo oferecer um ensino de qualidade para sua clientela. Tem uma gestão participativa, onde se desenvolve trabalhos com a comunidade escolar, favorecendo a inclusão no processo de ensino aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

O presente estágio referente há 100 horas foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental 03 de Dezembro, no período de 20/09/2022 á 26/10/2022. O estágio teve os elementos a serem cumprido pela disciplina de estágio curricular supervisionado em educação infantil, a qual tinha por finalidade relatar as observação e participação.

Observa-se que o processo de ensino e aprendizagem da Escola 03 de Dezembro é acompanhado pela coordenação escolar que realizam juntamente com a direção, reuniões com os pais, professores, conselho de classe e conversas informais e sempre priorizando a melhoria da qualidade de ensino. A escola procura manter a interação com a comunidade interna e externa promovendo eventos nas datas comemorativas e eventos sócios culturais.

A equipe pedagógica planeja suas aulas semanalmente, onde se reúne toda a equipe na segunda-feira a noite. O planejamento é uma arte, são os primeiros passos para garantir um ensino de qualidade.

 Durante o estágio tive a oportunidade de acompanhar a turma do pré II, tanto na sala de aula no momento de recreação no pátio e nos dias festivos. Nesse período de estágio a professora trabalhou várias atividades pedagógicas e comemorações nos dias festivos, quais entre eles: músicas, desenhos, pinturas com lápis de cor e tintas, apresentações das vogais e as junções das letras B e C com as vogais, apresentação dos numerais de 3 a 10, atividades na lousa com desenhos e letras, livros didáticos, festa de confraternização do dia da primavera e comemoração do dia das crianças e do dia dos professores, leitura, recortes, recreação no pátio com brincadeiras e jogos, histórias, filmes, roda de conversa e material impresso, entre outras atividades. Alguns recursos pedagógicos produzidos por ela mesma.

A professora relatou que, devido à pandemia e as aulas serem remotas, muitos pais não matricularam seus filhos no pré I em 2021, deixaram para matricular esse ano em 2022. Já iniciando seu primeiro ano letivo no pré II, então muitas crianças não estudaram o pré I. Ela questionou que está sendo mais difícil preparar as atividades, mas mesmo assim as crianças estão tendo um bom desempenho.

Durante o estágio observei que a prática pedagógica da professora fundamentou-se em uma pedagogia construtivista. Pois o objetivo da escola é levar a criança a explorar e descobrir seu mundo ao redor, com a capacidade de observar, pensar e criar. A professora é muito dedicada, paciente e dinâmica, mesmo em meio a tanta dificuldade que a pandemia trouxe, ela juntamente com a equipe escolar se dispõe em ajudar os alunos e a família, ela exerce seu trabalho com muita organização e comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com