TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estagio Supervisionado de Gestão Escolar

Por:   •  22/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  6.836 Palavras (28 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 28

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado de Licenciatura Plena, é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Refere-se a uma síntese reflexiva apresentada a disciplina de Estágio Supervisionado II em Ensino Fundamental, no curso de Pedagogia, da Faculdade do Maciço do Baturité, fundamental na formação de profissionais. Trás como objetivo possibilitar ao acadêmico a observação, participação e regência no espaço que em breve será seu campo de atuação profissional. Com essa oportunidade leva o aluno a refletir sobre a relação entre prática e teoria, bem como as dificuldades e desafios encontrados durante todo o percurso de formação. O Estágio Supervisionado Remoto fundamenta-se na Lei nº 11788/2008, Decreto nº 64879/2020, Indicação CEE nº 192/2020 de 18/03/2020, Deliberação CEE nº   177/2020 de 19/03/2020, Parecer CEE nº 109/2020 de 16/04/2020, Deliberação CEE nº 87/2009  e Comunicado EFAPE de 28/07/2020, lei essa que nos garante o direito de concluir nosso estágio nesse momento delicado de pandemia mundial que afeta todo o mundo.  O mesmo ocorreu na Escola Mestre Alfredo Francisco Xavier, na turma do 4º ano da professora Rosivane Pereira Magalhães no período de 18,19,20,21, de maio onde tive a oportunidade de participar do Planejamento Educacional e da observação em campo e no segundo momento nos dias 22,25,26,27 e 28 do corrente mês,  pode-se vivenciar um pouco dessas experiências maravilhosas que é ensinar, colocando em prática a teoria adquirida durante as aulas explicativas pelos educadores. Contabilizando esses dias de explanação metedologica, observação, participação e regência correspondem a 100 horas sendo distribuídos em 60 horas dos aportes teóricos, 20 horas de observação e participação e 20 horas de regência. Para chegar até aqui foi indispensável os Aportes Teóricos administrado pela supervisora acadêmica  Aldenice Moraes dos Santos Barreto que deu todo o suporte para a produção desse relatório. O estágio deve ser abraçado como uma oportunidade riquíssima de conhecimento no campo onde vamos atuar como profissionais. Mais do que constituir uma atividade de pesquisa para fundamentar o estudo teórico, o estágio proporciona experiência, mesmo que primária entre o aluno e o campo de atuação. O trabalho organiza-se da seguinte forma: a) Fundamentação Teórica, explanado pela professora Orientadora do Estágio, b) reflexões teóricas sobre o Histórico do processo  de Universalização do Ensino Fundamental no Brasil e As Competências para o Ensino Fundamental segundo a nova BNCC, c) Observação do Campo de Estágio, d) Experiências Docentes, por último foi discutido as Considerações Finais onde foi feito um apanhado geral do trabalho, incluindo questões subjetivas dos estagiários em seu processo de formação docente, referências bibliográficas e anexos.                  

2.FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

2.1 Histórico do processo de universalização do Ensino Fundamental no Brasil

O primeiro ciclo de ​Ensino Fundamental é também conhecido como ​Anos Iniciais​, ou ​Fundamental 1​. Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano. Nesse período, a faixa etária adequada dos estudantes é de 6 a  10 anos. A alfabetização das crianças acontece neste ciclo, começando no 1° ano e terminando no 2°. Espera-se  que as crianças terminem essa fase dominando leitura, escrita, interpretação de textos, as quatro operações e raciocínio lógico. Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos. De acordo com a ​Base Nacional Comum Curricular (BNCC)​, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2° ano. O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética. 

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 anos de idade.

O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão. Para isso, segundo o artigo 32º da LDB, é necessário:

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Desde 2006, a duração do Ensino Fundamental, que até então era de 8 anos, passou a ser de 9 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9395/96) foi alterada em seus artigos 29, 30, 32 e 87, através da Lei Ordinária 11.274/2006, e ampliou a duração do Ensino Fundamental para 9 anos, estabelecendo como prazo para implementação da Lei pelos sistemas de ensino, o ano de 2010.

O Ensino Fundamental passou então a ser dividido da seguinte forma:

o Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade.
o Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano.

Os sistemas de ensino têm autonomia para desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos, desde que respeitem a carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídos em, no mínimo, 200 dias letivos efetivos.

O currículo para o Ensino Fundamental Brasileiro tem uma base nacional comum, que deve ser complementada por cada sistema de ensino, de acordo com as características regionais e sociais, desde que obedeçam as seguintes diretrizes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (512.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com