TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Supervisionado

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório do estágio supervisionado

Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira

Vila Jaiara Norte

Faça a Caracterização da escola onde realizou o estagio?

A Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: internet, biblioteca, quadra esportiva coberta, laboratório de informática, pátio descoberto, sala dos professores, cantina para alimentação. Coodernação Pedagógica onde atende os pais e alunos, também tendo como especialização em atendimentos para alunos com a psicopedagoga, tratamentos psicológicos para orientar os alunos/alunas. Secretaria onde os pais por hora, fazem matriculas e transferências de uma escola pra outra, e boletim escolar onde obtém as notas dos filhos. 

Como estabeleceu o contato com a escola?

Estive contato pelo período de 06 meses, onde trabalhei como cuidadora de alunos especiais antes da pandemia estagio remunerado pela prefeitura.  Porem no 5º período da faculdade, tive que procurar uma escola pra realizar o estagio supervisionado, logo entrei em contato com a gestora Karine por via zap (celular) que logo me aceitou.

De que maneira a escola escolhida está trabalhando neste período? (De forma presencial, remota ou hibrida)?

Neste período temos o modelo de ensino híbrido, modalidade de ensino que mescla o remoto com o presencial. Isto é, parte dos estudantes assiste presencialmente às aulas no ambiente escolar enquanto a outra parte acompanha as aulas de casa, de forma síncrona.

Descreva a observação, a semirregência e a regência realizada em seu estágio:

Assim que cheguei à escola, comecei substituir professores dando aula que já estava no planejamento quinzenal de cada um deles, somente seguia o planejamento dando atividades, explicando e ajudando a fazer as atividades tanto no 2° ano A, de inicio falando os alfabetos com eles em voz alta, dizendo a data o ano e o dia, também atividades de alfabetização, tabuada, soma, recortando e colando no caderno de cada aluno assim consequentemente. Brincadeiras na quinta como, por exemplo: morto vivo e perguntas sobre o Brasil dividindo grupos como qual é o nome do nosso país, qual é o nome do nosso estado e o próprio nome deles assim eles gostavam de fazer cada dia mais. Muitos deles não sabiam ler por conta da pandemia com muitas dificuldades por ter ficado um tempo sem aula somente Ead, alguns sem meio de estudar por conta de dificuldades dos pais não ter celular pra todos e muito menos computador com isso eles foram muito afetados por conta disso. Isso foram tanto no Infantil V, 1º 2º e 3º ano fundamental, agora no primeiro ano foi o alfabeto, numeração ate o 15, colorir, e escrever os números por extenso na frente de cada numero especificado na atividade ajudar cada um não pode ficar sentado/a, eles precisam 100% de atenção. No Infantil V atenção redobrada atividades impressas, na secretaria como colorir desenhos, fazer chamadas dos alunos. Tirar dúvidas sobre as atividades, explicar o que foi aplicado. Nos 6º anos aplicar uma questão sobre o que mudou na educação física durante a pandemia? Muitos tiveram os mesmos relatos. Nos sétimos anos ciências falar sobre a vacina e questões do livro direcionado pela própria professora. Nos 9º anos aplicar atividade sobre o sistema solar, os nomes dos planetas e interligar as imagens o correto. Nos 8º anos matemática sobre probabilidades, nos 7º e 8° anos.

Como foram as interações com os estudantes durante a sua aula (você interagiu por via remota ou de forma presencial)?

Forma presencial.

Escreva alguns pontos positivos que você percebeu ao desenvolver seu estágio;

Á afetividade, entusiasmo e progresso dos alunos foram o que senti de positivo.  Também o domínio da turma como um aspecto positivo, pois com a atenção e o interesse dos alunos facilitava o andamento das aulas, tornando assim um espaço agradável e a sensação de desenvolver um bom trabalho.

Escreva alguns pontos negativos que você percebeu ao desenvolver o seu estágio;

Agitação e indisciplina dos alunos. Conversas e falta de atenção dos alunos nas explicações. É importante que o aluno precisa ter limites para conversar, ele tem que saber que em determinados momentos a conversa vai atrapalhar e vai acabar prejudicando a si e a turma, porém também não se pode exigir que os alunos fiquem calados durante as aulas, pois ele precisa interagir participar e dar suas opiniões. Mas ter liberdade para dialogar sem nenhum tipo de barreira ou inibição é fundamental na postura de nos estagiário/professor e dos alunos, permitindo dessa forma que um possa explorar ao máximo o conhecimento do outro.

Como o uso das ferramentas digitais pode potencializar a aprendizagem?

As ferramentas digitais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades digitais práticas que podem ser aplicadas nas tarefas do cotidiano, dentro e fora da sala de aula, e permitem explorar o mundo através da comunicação e informação. As ferramentas digitais são uma ótima opção para a aprendizagem, desde acompanhada de objetivos claros e com potencial de apoiar as práticas pedagógicas, sendo explorado a serviço da construção da aprendizagem e como um facilitador aos professores e estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com