TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  19/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Pedagogia

Aluna: Ana Priscila Cerqueira Leon matrícula: 201010201411

Professora: Karla Seabra

                

Relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

Rio de Janeiro

2012

        Há trinta anos atrás uma jovem professora de letras e sua mãe decidiram fundarem uma escola de Educação Infantil em um terreno que era de propriedade familiar e, desde então essas educadoras vêem construindo a história do Jardim Escola Castelo da Fantasia.

        Ainda hoje essa escola situa no mesmo lugar de origem na Rua Dona Jovem, nº 127 no bairro de Tomazinho em São João de Meriti. Aquela professora cheia de sonhos e de expectativas se tornou uma diretora e professora experiente ao longo desses anos. Lecionou durante muitos anos até se aposentar em 2011 da rede estadual de educação como professora de Língua Portuguesa e atualmente é professora da mesma disciplina na rede municipal do Rio de Janeiro.

        Elisabeth Martins Silva concilia suas atividades de professora de Língua Espanhola e de diretora no Jardim Escola Castelo da Fantasia que atende o ensino de Educação Infantil JI, JII e JIII e o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Apesar de oficialmente nome da instituição ser Jardim Escola Castelo da Fantasia os moradores do bairro costumam chamar de “Vermelhinho” em virtude do uniforme ser dessa cor.

        A respeito da localização da instituição o Jardim Escola está localizado na Baixada Fluminense no bairro de Tomazinho na rua Dona Jovem, nº127 em São João de Meriti. A rua é asfaltada e não costuma alagar em períodos de chuva, é bem localizada ficando próxima a uma pracinha onde existe um ponto de ônibus.

        A região é uma localidade bem simples onde o poder aquisitivo da população é de classe média baixa. Infelizmente, um dos maiores problemas enfrentados pelo Jardim Escola se dê por meio da inadimplência de alguns pais de alunos o que dificulta a administração da instituição e inviabiliza os projetos de expansão da mesma. Pude observar que muitos pais de alunos são de famílias que não tiveram a oportunidade de estudar e concluir os seus estudos. Creio que seja exatamente por isso que a maioria dos pais demonstram a preocupação e o interesse em possibilitar oportunidades para seus filhos com as quais não tiveram.

        A expectativa dos pais em promover uma educação que prepare não somente para a vida, mas também para o mundo competitivo no qual vivemos hoje, faz com que muitos pais cobrem dos professores e da instituição que sejam exigidas tarefas de exercícios para serem feitas em casa, mesmo que seja para os alunos da turma de Jardim III.

        O Jardim Escola Castelo da Fantasia há trinta anos vem desempenhando um papel de comprometimento e qualidade educacional. Haja vista que quando seus ex-alunos vão dar prosseguimento ao segundo segmento do ensino fundamental comparados com alunos provenientes de outras unidades escolares os ex-alunos do Jardim Escola Castelo da Fantasia demonstram estarem melhores preparados.

         Por ser localizada em uma região onde o poder aquisitivo é limitado e por ser uma cidade onde não existem tantas oportunidades e acesso cultural como no Rio de Janeiro a escola busca por meio de suas atividades pedagógicas e feiras culturais desenvolver um elo cada vez maior com a família dos seus alunos e com a comunidade em sem em torno.

        Anualmente, a instituição promove sua feira cultural no mês de novembro onde todas as turmas participam do evento e apresentam seus trabalhos divididos por grupos cada série em sua respectiva turma. Os alunos desde o maternal participam da feira e apresentam o conhecimento que construíram ao longo do ano.

        A escola recebe os pais e os familiares dos alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade em geral que prestigiam a feira cultural e se deliciam com as degustações oferecidas por cada uma das turmas. Este ano o tema da feira cultural foi: O mundo de ontem de hoje e de amanhã. No qual foram abordadas questões a respeito de cidadania, saúde, meio ambiente e aspectos históricos.  É muito comum nos eventos promovidos pela escola a participação da comunidade, mesmo porque, muitos dos vizinhos da instituição tem ou já tiveram alguém de sua família que já foi aluno do Jardim Escola Castelo da Fantasia.

         A respeito do funcionamento podemos identificar que seus espaços físicos são bem divididos para aproveitar bem seus espaços que são limitados. A instituição ao longo dos anos foi sendo ampliada e ainda hoje tem projetos de fazer outras obras no intuito de serem criadas outras salas. Existem oito salas de aula cada uma para uma série, as turmas são limitadas até atingir o número de 25 alunos. No espaço térreo existem seis salas de aula, a sala dos professores além de ter a secretaria e diretoria que funcionam juntas, uma vez que a instituição tem seu espaço limitado e por atender uma clientela com o número limitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com