TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Educação

Por:   •  8/3/2018  •  Resenha  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

A educação é uma característica básica e essencial para que o ser humano consiga desfrutar dos benefícios de viver em harmonia e em sociedade.

        No entanto há uma luta muito grande para que essa educação seja feita através da escola, uma vez que a inserção de grupos subalternizados à este meio aconteça de forma não democrática. Esta inclusão não tem sido priorizada pela ordem pública como deveria e o que acontece é que nos deparamos com um ensino e uma estrutura precária nas escolas evidenciando tal mal funcionamento.

        Ao ingressar na escola o estudante se vê numa situação onde tem que atender as espectativas escolares, quando essa na verdade é quem deveria atender as expectativas do aluno, baseado na interação do meio em que vive.

 Relacionar a brutalidade e criminalidade nas ruas com as más condições de ensino  no país sem apresentar dados e argumentos não é a maneira mais correta, porém quando analisamos essa tal democratização da escola vemos que o que acontece na prática não está muito longe dessa realidade.

O processo de aprendizagem se deriva de uma interligação entre o professor e o aluno, destacando a responsabilidade e tamanha influência que o aluno tem nesse processo, ele se torna em função de um querer  e não apenas uma certa obrigatoriedade, questão que é bastante discutida nas diretrizes dos governos.

Não dar prioridade a sistemas como educação gera um certo receio por parte da sociedade, que sofre com consequências desse ensino no seu dia a dia.

Com o passar dos anos cada vez mais alunos integram na escola pública, esses que por sua vez chegam cheio de expectativas sobre o ensino, alguns mais otimistas e outros menos. Mas quando se deparam com uma realidade que não compreende suas expectativas muitos se revoltam e deixam os estudos como segundo plano. Apartir disso está formado uma futura problematização: o desinteresse pelo ensino.

A forma com que está sendo abordado o ensino no âmbito escolar público,muitas vezes gera certo desinteresse por parte dos alunos, que não são atraidos pelas estratégias utilizadas para que aprendam. Neste quesito, deveria partir dos professores e autoridades superiores juntamente com a sociedade, discussões a fim de que se encontre meios para organizar diretrizes que possam gerar mudanças no processo de aprendizagem e suas pautas dentro da escola.

Um ponto que chama bastante atenção para debate sobre a democratização da escola é a forma com que é realizada e planejada a avaliação. Em tese ela deve ser realizada para verificar a eficacia do ensino para o aluno, sem ter um peso de rendimento e sim para diagnosticar seu desenvolvimento no processo de aprendizagem. Mas, quando ela é aplicada em prática ela adquiri um peso para o aluno que faz com que ele não pense em apenas demonstrar seu conhecimento sobre o conteúdo e sim nas consequências que ele acarretará caso não corresponda as expectativas da atividade.

A forma que é feita a avaliação não corresponde com seu objetivo. No formato de avaliação atual os alunos são tratados de uma forma que não os diferencia, ignorando suas diferenças e tornando mais dificil o diagnóstico de aprendizagem de cada aluno em sua particulariedade. O critério de avaliação deveria levar em consideração a equidade e não a igualdade como vem sendo feito, pois dessa forma a efetividade da avaliação seria mais abrangente.

A tentativa do governo em pagar uma divida antiga com a sociedade, inserindo classes subalternizadas no ensino público para serem avaliados de forma global, evidencia a ineficácia do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com