TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Letramento Matemático

Por:   •  29/3/2017  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE – FVJ[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 5º PERÍODO B

DISCENTES: ANA SABRINA, FRANCISCA LEIDIANE, ROSSANA MEIER, ROZANE FERNANDES E VERÔNICA MACÁRIO.

FERNANDES BRANCO, Maria da Graça. Metodologia e Prática do Ensino da Matemática. Capítulo 1: O ensino da matemática. Obra adaptada por Ricardo de Souza

Atualmente, o ensino da matemática sofreu mudanças, as quais trazem diversos desafios à prática dos professores. Visto que devem analisar e discutir métodos que busquem trabalhar e desenvolver nos alunos habilidades e competências para exercerem sua cidadania.

O ensino de Matemática, ao contrário do que muitos pensam, não deve se restringir a um processo de memorização de regras e técnicas. Pois, tem como objetivo levar os educandos a se alfabetizarem, desenvolvendo a capacidade do estudante de analisar, raciocinar e comunicar-se de maneira eficaz quando lê, formula e resolve problemas matemáticos em uma variedade de domínios e situações. É desejável, um ensino que privilegie a exploração de situações-problema.

Há dois aspectos do ensino da matemática, um é que a matemática é uma disciplina pronta e acabada, assim em sala de aula ela é vista com uma visão autoritária, tornando possível através da  mesma medir a inteligência dos educandos. E um outro aspecto é o desgosto pela disciplina. Esses dois aspectos são errôneos com relação aos objetivos da matemática, visto que ela é uma disciplina que sofre modificações e os alunos, mesmo os que chegam as séries iniciais não são analfabetos em matemática, pois eles têm os conhecimentos do senso comum que através da mediação do professor farão um link com os conhecimentos científicos.

Assim, a construção do conhecimento matemático é um processo permanente que para ser mais eficaz precisa do auxílio do professor, o qual elaborará situações didáticas e adidáticas que desafiem os alunos, permitindo que exponham o que pensam e sabem sobre o conteúdo a ser estudado, levando-os a se alfabetizar letrando no ensino da Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (87.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com