TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Letramento

Por:   •  18/8/2016  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

___________________________________________________________________ Atividades

Percebem como a progressão é importante em um texto? Leia, então, o artigo a seguir onde você observa a sequenciação, por intermédio da recorrência de tempo verbal, em textos produzidos por alunos do ensino superior. Esteja atento para desenvolver, a seguir, uma resenha. (12 a 15 linhas).

FERNANDES, Maria Alice de Mello. A Coesão de Tempos Verbais em Textos de Alunos Ingressantes no Ensino Superior. Disponível em: . Acesso em 24/04/2016.

Maria Alice de Mello Fernandes é Doutora em Língua Portuguesa, atualmente atua como professora da UNIGRAN em várias disciplinas, além de ser coordenadora de vestibulares desta mesma instituição. A autora produziu o artigo “A Coesão de Tempos Verbais em Textos de Alunos Ingressantes no Ensino Superior”, no intuito de explicar a sequenciação no texto.

A obra se trata de um artigo que faz uma breve explicação acerca do surgimento da linguística e, após, realiza uma análise de tempos verbais em textos produzidos por cinco acadêmicos que não obtiveram aulas de tipologia textual.

A autora consegue atingir o objetivo de sua obra, isso ocorre principalmente quando ela explica os textos de forma individualizada, parágrafo por parágrafo. O texto é importante para que estudantes da língua possam ter um melhor entendimento sobre a coesão de tempos verbais. A obra é indicada principalmente para os estudantes da língua.

O texto está apresentado de forma bem organizada, visto que a autora teve o cuidado de separar cada assunto em um tópico. A linguagem utilizada no artigo trata-se de uma linguagem culta e de difícil entendimento para leitores que não estejam habituados a este tipo de linguagem. A autora se apóia em vários teóricos e desta forma, seu trabalho ganha mais credibilidade.

[pic 2]

___________________________________________________________ Atividade

Você deverá responder a questão a seguir e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail mfernandes@unigran.br

Para ampliar seu conhecimento sobre a construção dos sentidos, releia o texto Leitura: um processo de construção de sentidos no guia de estudo da disciplina Estudo de Texto I e, a seguir, leia o seguinte artigo, para, depois, produzir um texto reflexivo (em torno de 15linhas) sobre “A interação: texto – leitor.” PODE SE APOIAR NA LEITURA DE ÂNGELA KLEIMAN: “TEXTO E LEITOR”, SOLICITADO NO PRIMEIRO SEMESTRE.

Para que haja uma boa interação entre o leitor e o texto, é necessário que tenha acima de tudo, vontade de ir além do que o texto mostra em suas palavras, havendo necessidade de descobrir o que o autor quis transmitir por trás de suas palavras, o que não ficou explícito, desta forma, o leitor conversará com o texto.

A interpretação textual vai além do que decifrar a importância das palavras de forma isolada dentro do texto, pois há a necessidade de entender o que cada palavra apresentada traz de importante dentro do conjunto textual, sendo assim, a leitura vai muito além do que apenas ser alfabetizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com