TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ANGELICA

Por:   •  16/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  1.665 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

STEMMER, Márcia Regina Goulart. A educação e a alfabetização. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia. Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Alínea, 2013.

[1] Angélica Maria Alexandre Costa

Segundo aconcepção contemporânea, o domínio completo da escrita e da leitura é de suma importância na sociedade, colaborando na formação de cada sujeito, o levando a cada passo dessa evolução a possuir um pensamento critico e reflexivo nas questões sociais da sociedade.

Pode-se perceber que o mundo letrado é por demais presente no cotidiano das crianças, seja no ambiente familiar e social os gêneros textuais e as informações visuais são constantes na vida das crianças. E é na Educação Infantil que os docentes devem trazer para escola o dia-a-dia delas. Haveráo desenvolvimento natural no aprendizado e um apoderamento dos códigos da leitura e da escrita e a compreensão estabelecendo a formação de uma aprendizagem significativa.

A aquisição da linguagem escritana Educação infantil é essencial nesse processo de desenvolvimento educativo, cabendo à escola a alfabetização e aos seus educadores acompreensão da cultura escrita por meio da busca do conhecimento mais profundo sobre a pré-história da escritae sua função instrumental e simbólica, desde a sua consolidação, difusão e institucionalização na história da sociedade ocidental. E assimnão indagarem sobre o que fazer na prática pedagógica, mas buscar o conhecimento mais profundo sobre essa temáticae assim contribuir para uma pedagogia voltada para infância.

Palavras-chaves; Linguagem escrita, Educação Infantil, alfabetização.

Segundo Stemmer, a alfabetização está presente no dia-a-dia das crianças e especialmente no âmbito escolar, muitos educadores indagam-se sobre como trabalhar a linguagem escrita na educação infantil não sabendo ao certo a direção a tomar nesse processo de ensino não sabendo o caminho a seguir no trabalho pedagógico com a linguagem escrita na Educação Infantil.

Os educadores por muitas vezes indagam-se sobre como trabalhar a linguagem escrita na Educação Infantil. Por muitas vezes se perdem na direção desse processo de ensino não sabendo o caminho a seguir no trabalho pedagógico com a linguagem escrita. O que cada educador necessita é buscar levar para dentro da sala de aula o cotidiano da linguagem escrita que elas vivenciam em ruas, objetos no mercado, embalagens que são estímulos visuais que levam a compressão da funcionalidade da escrita no mundo através da mediação do educador.

Segundo Vygotsky(1991,p.131),” O brinquedo de faz de conta ,o desenho e a escrita devem ser vistos, como momentos diferentes de um processo essencialmente unificado de desenvolvimento dessa linguagem”. A criança por meio das brincadeiras faz um jogo simbólico do faz de conta que contribui no processo do desenvolvimento da linguagem escrita. A brincadeirado desenho para a criança é um representação simbólica do mundo que ela vivencia ao seu redor, quando a criança observa o adulto escrevendo e ela busca imitar essa ação da escrita por meio de desenhos e assim buscar um significado simbólico da escrita. Muitas vezes ela ao desenhar constrói hipóteses da escrita o que colabora no seu desenvolvimento no seu processo de aprendizagem. E à medida que elas passam a compreender que a escrita tem significado passa a entender que o que se fala também pode ser desenhado começando assim o seu conhecimento linguístico. O ensino da escrita é a fase da criança que deve acontecer da maneira mais natural possível para que a criança compreenda a linguagem escrita .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com