TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Avaliação à distância – Alfabetização

Por:   •  28/9/2023  •  Resenha  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação à distância – Alfabetização 1 – (AD2) – 2023.1

Disciplina: Alfabetização 1

Coordenador: Luiz Antônio Gomes Senna

Aluna: Milena Cunha de Carvalho

Matrícula: 23112080129          Polo: Nova Iguaçu

Fichamento 1 sobre o texto – O papel da herança e do meio na determinação do desenvolvimento

PALACIOS, Jesús (1995[1993]) Introdução à psicologia evolutiva: História, conceitos básicos e metodologia. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Vol1. Psicologia Evolutiva. Pp. 18-21. Tradução portuguesa: Porto Alegre: Artes Médicas.

“A polêmica sobre o papel que a herança e o meio ambiente desempenham na determinação do desenvolvimento começou a ser interessante quando deixou de ser apresentada em termos taxativos e exclusivistas.”

“(…) Já que existe um consenso em aceitar que nosso comportamento e desenvolvimento são influenciados e determinados tanto por aspectos genéticos quanto por aspectos ambientais, o problema fundamental reside em conhecer como eles se relacionam entre si (…)”

“(…) Trata-se da afirmação segundo a qual a distinção entre o inato e o adquirido é em certo sentido uma falsa distinção quando a observamos à luz da evolução da espécie.”

“Podemos, pois, afirmar que os processos psicológicos são possibilitados pelos genes que nos definem como membros da espécie, sendo limitados por um determinado calendário maturativo que determina o momento em que certas aquisições são possíveis (…)”

1

“(…) os primeiros estágios de nosso desenvolvimento encontram-se mais encerrados em nosso código genético que os posteriores, ao menos no que se refere aos aspectos maturativos.”

“(…) as relações entre a herança e o meio não são nunca de exclusão nem questão de porcentagens. São relações marcadas pela complementariedade e por um peso diferencial em função do aspecto de que se trate e do momento evolutivo que se considere.”

“(…) o meio mais importante no que se refere ao desenvolvimento é o meio humano, o meio social e não o meio material (Wallon, 1951).”

“Isso não significa que os objetos, os estímulos, não sejam importantes; significa que a relação que as crianças mantêm com eles é em grande parte mediada pela intervenção dos adultos. O mais interessante de um objeto qualquer não está tanto no objeto em si, mas nas interações que adulto e criança mantêm em torno dele.”

“Talvez as influências sobre o desenvolvimento mais determinantes não sejam as mais precoces, senão as mais estáveis. O que costuma acontecer na maior parte dos casos é que as mais precoces são também as mais estáveis (…)”

2


Fichamento 2 sobre o texto – Sobre o que é o homem e como construí-lo: utilizam o mesmo manual educadores e psicólogos?

ALVAREZ, Amelia; del Río, Pablo (1995[1993]) Educação e desenvolvimento: A teoria de Vygotsky e a zona de desenvolvimento próximo. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Vol.2. Psicologia da Educação. Pp. 79-83. Tradução portuguesa: Porto Alegre: Artes Médicas.

“Efetivamente, para Vygotsky, o fato humano não está garantido por nossa herança genética, por nossa “certidão de nascimento” (…)”

“Poderíamos dizer que, com Vygotsky, pela primeira vez a educação deixa de ser para a psicologia um mero campo de aplicação e se constitui em um fato consubstancial ao próprio desenvolvimento humano (…)”

“Como ponte entre as ciências humanas, a psicologia veio tratando no último século de encontrar uma solução única para a dupla polaridade, ou alternativa, entre a faceta biológica e a cultural (…)”

“Vygotsky, muito influenciado por Marx e Spinoza, entre outros, tratará de encontrar uma resposta de caráter nuclear, que explique este processo e evite os dualismos habituais (…)”

“Vygotsky (1983) será o primeiro a falar sobre a evolução cultural do homem e sobre o desenvolvimento cultural da criança, o que o leva a afirmar (p. 10) que ‘não se escreveu ainda a história da evolução cultural da criança’.”

“As funções psicológicas superiores são fruto, para Vygotsky, do desenvolvimento cultural e não do biológico.”

3

“Este processo de formação das funções psicológicas superiores dar-se-á, segundo Vygotsky, através da atividade prática e instrumental, porém não individual, mas em interação ou em cooperação social.”

“A transmissão destas funções, dos adultos que já as possuem para os novos indivíduos em desenvolvimento, é produzida mediante a atividade ou interatividade entre a criança e os outros (…)”

“Com toda propriedade, podemos denominar este processo como educação, e é justamente o procedimento pelo qual a espécie humana conseguiu vencer ou modificar qualitativamente as leis biológicas da evolução.”

“Os biólogos atuais dão por terminado ou por muito estabilizado o processo de evolução biogenética interna no homem, de modo que os especialistas das ciências humanas e a sociedade em geral devem agora esforçar-se por investigar, compreender e, em última análise, ocupar-se disso, através da educação e construção cultural da evolução da espécie.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com