TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Sobre Psicomotricidade

Por:   •  8/9/2020  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  1.923 Visualizações

Página 1 de 3

O presente artigo discute sobre a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo do sujeito e o vínculo com a educação infantil e fundamental, e para fundamentar sobre o assunto foram utilizados autores como Henri Wallon, Jean Le Bouch e Vygotsky onde concluiu-se que para que haja um desenvolvimento infantil saudável é necessário que a educação psicomotora esteja presente no processo ensino aprendizagem, através das brincadeiras e jogos na educação e que deve ser base na educação infantil e fundamental, pois é a partir dela que a criança toma conhecimento do seu corpo, tem noção de lateralidade, se situar no espaço e adquirir a coordenação motora dos seus gestos e movimentos.

A psicomotricidade é um termo empregado para a concepção de   um movimento organizado, integrado, por meio de experiências vividas pelo   indivíduo cuja ação é o resultado de sua individualidade, linguagem e sua socialização, está relacionada com a maturação onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade. Assim, o desenvolvimento psicomotor da criança é um fator indispensável na aprendizagem, pois através dele o sujeito constrói suas experiências com o meio e descobre o mundo ao seu redor, fazendo com que a mente possa evoluir posteriormente através dessas informações.

A autora Fonseca (1995) divide a psicomotricidade em sete grupos sendo eles, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estrutura espaço-temporal, praxia global e praxia fina. Ela diz que esse conjunto de elementos auxilia nas atividades direcionadas desenvolvidas na área da educação física, promovendo uma série de benefícios para a criança. Dando uma ênfase maior na noção espacial que é quando a criança começa a interagir com o mundo e seu próprio corpo, sendo um dos elementos mais importantes, pois segundo Le Bolch com a noção corporal a criança desenvolve a inteligência sensório motor, descobre seu corpo e movimentos situando o tempo e espaço compreendendo os espaços como encima, embaixo, ao lado entre outros.

Wallon acredita que a evolução cognitiva se associa com a emocional, e após os primeiros anos de vida a criança começa a se socializar com o exterior e a sua evolução física e metal começa a se desenvolver rapidamente, pois o contato com a sociedade faz o sujeito construir sua própria personalidade, e conviver com o coletivo, assim percebemos que o autor trabalha com a integração do cognitivo, motor e afetivo alegando que são indissociáveis e somando cada ação produzida pelo sujeito. Vygotsky diz que o adulto é o principal mediador no desenvolvimento infantil, porque a criança internaliza os valores socioculturais vividos no cotidiano, e através dessa vivencia ocorre as adição de informações, valores e conhecimentos. O autor trabalha com o conhecimento que está próximo da realidade e habilidade da criança, ou seja, ele só trabalha com o aprendizado que a criança é capaz de conseguir assimilar de forma gradual nos níveis de dificuldade.

Contudo pode-se afirmar que a psicomotricidade não é algo como uma técnica nova ou até mesmo uma corrente de pensamento, mas sim, uma ciência com fins educativos e que emprega o movimento humano. O que se pretende   esclarecer é que este movimento do corpo traz benefícios à criança em desenvolvimento e no processo de aprendizagem, tornando o ensinar e aprender algo mais tranquilo e prazeroso, frente aos desafios que a criança enfrenta ao adentrar   a escola. E isto faz com que a sua alfabetização seja mais aproveitada e prazerosa, evitando   futuros   problemas   de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com