TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica, sobre tecnologia

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  3.593 Visualizações

Página 1 de 3

Alunos: Jackson Quirino da Silva e Paula Angélica da Silva Campos

Resenha Crítica do Artigo Tecnologias nas atividades escolares: Perspectivas e Desafios;  Redes Sociais e suas possibilidades de Uso na Educação.

A leitura revela que os Objetivos do trabalho são na verdade o processo formativo dos professores para uso e aplicação das tecnologias computacionais nas atividades escolares e a possibilidades das redes sociais como espaço potencializadores para a aprendizagem escolar por meio das relações socioculturais entre seus "atores". O interesse dos autores é abrir um leque de assuntos diversificados no mundo tecnológico.

Material e Métodos - As datas e locais da tentativa de aplicação de tecnologias computacionais no espaço escolar são bem descritas, assim como as informações figurada como matéria-prima, tendo as informações como canal a internet, quebrando as barreiras geográficas e temporais, ainda assim temos como resultados a complexidade de interação na construção do conhecimento.

Mesmo assim os pesquisadores da área educacional analisaram 108 questionários aplicado nas redes de educação pública e privada no munícipio de Poços de Caldas, com estes resultados evidenciaram as perspectivas e os desafios quanto à abordagem pedagógicas dos profissionais da educação ao utilizarem tecnologias em atividades escolares.

Resultados e Discussões – Nesta parte do trabalho vemos a análise qualitativa mais expressa que a quantitativa. Temos acesso as tecnologias interativas como redes sociais e instrumentos de trabalho tecnológicos como retroprojetor, Datashow etc. Temos como resultado um acréscimo significativo dos usos das redes sociais principalmente entre os jovens o que pode possibilitar e facilitar a aplicação educacional.  

No final podemos ver a falta de material anterior sobre o mesmo tema para eventuais comparações do alunado.

Conclusão –  Mesmo entendendo os educadores que a tecnologia facilita a aplicação dos conhecimento, vemos que ainda assim parte dos professores não consegue articular tecnologia na área interdisciplinar da educação, como também não consegue explorar de forma ampla os campos da redes sociais entre os educandos, essa problemática precisa ser solucionada um tanto quanto antes, pois caminhamos muito rápido para um futuro inovador e tecnológico o que exige maior preparação daqueles que tem a responsabilidade na aplicação de seus ideais educacionais.  

A escola como um espaço mais privilegiados de discursão, produção de conhecimento deve oportunizar aos seus profissionais e estudantes o uso da tecnologia disponíveis no ambiente escolar, visando dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. O professor como agente mediada no processo de formação de um cidadão apto para atuar nessa sociedade de constantes inovações.  Tendo desafios de incorporar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. Concordo quando dizem que a maioria dos profissionais da educação não tem domínio sobre as inovações tecnológicas, falta de interesses dos mesmos, outros educadores percebem a inclusão digital somente como habilidades operacional da tecnologia sobre a qual o aluno deverá ter domínio sem se conscientizar que a escola deverá direcionar a utilização das mídias em favor dos interesses da aprendizagem, mas um instrumento transformador de prática sociais e culturais. E fica evidente que as maiores dificuldades para implantação de tecnologia nas atividades escolares é a formação tecnológicas de professores e o investimento em infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com