TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ilustrada: O Desenho Cultivado na Criança

Por:   •  2/4/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Ilustrada: “O Desenho Cultivado na Criança”

Por Selma de Assis Moura

Resumo

A resenha mostra os objetivos que traz o livro: “O desenho cultivado na criança”, as informações apresentadas enfatizam a importância da arte na educação, pois através de seus desenhos as crianças mostram, o seu aprendizado e a sua visão do mundo em que vivem.

O desenho cultivado é importante, pois se a criança tem a oportunidade de cultivar o seu imaginário para fazer o seu desenho, ela consegue alcançar avanços, que sob um trabalho dirigido não conseguiria.

Traça-se um contexto histórico do ensino de desenho nas escolas, contrastando duas visões: Tendência Tradicional e a Tendência Renovada.

Na Tradicional o ensino é concentrado no professor, a didática foca na cópia de modelos e a sua ênfase é no produto.

Na Renovada o ensino é concentrado no individuo, a didática é de exploração livre de matérias e técnicas e a sua ênfase é no processo e no desenvolvimento do criador.

Algumas bases teóricas contemporâneas são:

Elliot Eisner: Ele defende que o modo que as crianças expressam a sua arte depende das habilidades cognitivas adquiridas, existem enumeras habilidades dinâmicas envolvidas no desempenho em artes, que o professor deve gerar situações que promovam o desenvolvimento dessas habilidades.

Fernando Hernandez: Propõe uma educação para diversidade, preservando o significado social e o sentido para o aprendiz, favorecendo o conhecimento para compreensão do mundo, o desenvolvimento físico e criativo.

Kerry Freedman: Propõe que a nossa experiência visual forma nossa ideia sobre o mundo e nos habilita a incorporar novos conhecimentos, esses conhecimentos são ressignificados pelos aprendentes, assim os alunos formam uma comunidade interpretativa.

É proposto também que a compreensão do desenho seja feita através de momentos conceituais o que leva a considerar além de uma base genética do conhecimento cognitivo, as oportunidades educativas vividas pela criança na construção do seu conhecimento, pois ao desenhar a criança observa as imagens ao seu redor e as imagens de seus colegas, assim enriquecendo suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com