TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica

Por:   •  28/5/2015  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

‘’EDUCAÇAO INFANTIL EUROPA NO SÉCULO XX’’ E ‘’EDUCAÇÃO NO BRASIL”

“Processo histórico da educação infantil na Europa e no Brasil”.

As primeiras instituições na Europa e Estados Unidos tinham como objetivo cuidar das crianças enquanto as suas mães saiam para o trabalho. Na Europa, com a introdução das máquinas, a instalação das fábricas e da força dos motores, ocorre um enorme impacto, forçando assim uma reorganização da sociedade, possibilitando assim a entrada da mulher no mercado de trabalho, mudando a base das famílias, alterando a maneira de cuidar e educar os filhos. Observando a História o primeiro jardim de infância criado por Froebel, se preocupava com o cuidar, o educar e acima de tudo, transformar a estrutura familiar, fazendo com que as famílias se adaptem e passem a cuidar melhor de seus filhos.

No Brasil, a organização das creches surgiu como uma ajuda assistencial, com o objetivo de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora. Outro fator que contribuiu para o aparecimento dessas instituições foi a iniciativa de acolher os órfãos.

Como podemos observar, a História da Educação Infantil andou por diversos caminhos, as diferentes funções destinadas ao atendimento das crianças no decorrer do tempo deixou marcas no que se refere no papel desenvolvido pelo educador, pois o educar, principalmente crianças de zero a seis anos, está, diretamente ligado ao cuidar.

Analisando o processo histórico que a educação infantil passou tanto a européia como brasileira observamos que houve grandes mudanças, a infância é algo que está sempre em construção permanente com bastante variação durante a história, pois ela deixou de ser objeto de cuidados apenas das famílias e passou a ser objeto dos deveres públicos, hoje a criança é considerada um ser que tem identidade própria, são cidadãos de direitos.

A educação não é uma área que recebe o reconhecimento que deveria ter, mesmo sendo a base para a formação da sociedade, mas temos que acreditarmos que a educação Brasileira tem solução, desde que seja realizado um trabalho de compromisso com todos os envolvidos na educação. Quando relacionamos a educação de hoje com a educação do passado, vemos que ela está com crescimento considerável.

 Quando o Brasil tornar a educação como prioridade, temos a certeza de que os brasileiros terão plenas condições de realizar seu desenvolvimento, tanto no campo social, econômico e político, pois só a educação tem o poder de transformar a sociedade como um todo.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nelson Mandela)

A Importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil.

A criança quando ingressa na educação infantil, começa a interagir com ambientes diferentes do que esta acostumada a conviver e a escola tem como papel nessa fase trazer um aconchego no espaço escolar.

Através do brincar a criança aprende a se relacionar com o mundo, e com outras pessoas. Através do brincar ela desenvolve a linguagem oral, capacidade de locomoção, cumprimento de regras e aprende a se socializar em grupos.

Quando o professor elabora atividades que envolvem o brincar ele possibilita uma visão ampla do processo de aprendizagem da criança.

O professor ou escola deve também proporcionar um espaço e oferecer materiais que possa aguçar o gosto pelo brincar e que venha possibilitar um momento prazeroso, que leve a criança a usar a criatividade, usar a imaginação e mexer com o aspecto lúdico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com