TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  6.362 Palavras (26 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

Zosiane noll cardoso

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

MACHADINHO D’OESTE

2014

Zosiane noll cardoso

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Tutor de sala: Elenice santos silva.

MACHADINHO D’OESTE

2014

                                             

                                               1 INTRODUÇÃO

    Meu estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton senna, situada na Avenida Brasil, n° 3142, telefone (69) 3581 2013, fundada no dia 8 de dezembro de 1995 pelo então prefeito Sr. Francisco Sales de Oliveira Santos. E em 11 de março de1996 foi transferida mediante cessão de uso para o Estado de Rondônia, tendo somente funcionários estaduais.

     A realização do estágio me proporcionou um período de observação onde pude observar e compreender como o pedagogo participa da gestão dos espaços educativos, bem como; sua representativadade e participação no Conselho Escolar, Direção da Escola, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Organização de Projetos na Instituição. Ainda pude observar a relação que esses profissionais estabelece com o professor em sala de aula, relação com os demais funcionários da Instituição, com a comunidade escolar, com os pais dos alunos e também pude observar como é aplicada a rotina na escola, a relação com os professores e alunos na hora do recreio e respeito as normas da Instituição.

      A realização do Estágio é essencial para a aquisição da prática profissional, veio de modo a proporcionar condições para que sejamos capazes de adquirir uma visão global da escola, observar alunos de diferentes níveis de desenvolvimento físico, intelectual e social, considerando essas diferenças enquanto fatores relevantes no processo ensino-aprendizagem, reconhecer que a ação educativa deve ser cuidadosamente planejada, elaborar estratégias de ensino que possibilitem a superação dos obstáculos de aprendizagem, ter consciência da necessidade da aprendizagem continuada e da importância social de uma prática pedagógica.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

4. horas. Apresentação da carta de aceite e a carta de apresentação;

20. horas. Observação da Instituição e análise do projeto político pedagógico;

20. horas. Acompanhamento junto ao Pedagogo em suas Rotinas no espaço educativo;

16. horas. Elaboração do prjeto de intervenção;

8. horas. Apresentação da Proposta de Intervenção na Instituição;

4. horas. Elaboração da Amostra de Estágio;

4. horas. Apresentação – Mostra de Estágio no Pólo;

24. horas. Relatório Final de Estágio.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.  

    O Estágio possibilita ao aluno futuro professor o contato com a realidade, observando os gestores da Instituição e assim poder ter uma ideia de como acontece as relações estre professores e gestores e a participação da comunidade no contexto escolar. Observando a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional, e assim vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional.

      Portanto, deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno, um espaço para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

      Pude observar em situação real o que acontece dentro da Escola, quais são as atribuições do Pedagogo na Instituição, bem como observar em que esferas atuam, que atividades planeja, realiza e avalia diante da rotina da Instituição. Assim, podendo entender também a participação deles na Gestão da Instituição e também como ele  é o mediador das atividades e organizador das mesmas. Em continuidade pude ver como é organizado o trabalho do pedagogo com os demais participantes da comunidade escolar, diretor, professores, funcionários, alunos, pais, comunidade em geral. Observei também as salas de aulas a equipe pegagógica, orientação, supervisão, bliblioteca, banheiros, refeitórios, área administrativa, secretaria, sala de professores.

    O Projeto Político Pedagógico tem como objetivo desencadear ideias, reflexões, conhecimentos, métodos e técnicas de ensino que auxiliam esta Instituição a realizar suas acões de forma concreta, abrindo caminhos para que o trabalho esteja em consonância com as necessidades básicas da clientela. Desta forma estamos visando uma escola democrática e comprometida com a comunidade escolar e com as classes populares, uma entidade que não exclua, mas que conheça a relidade em que está inserida e busque novos métodos para minimizar as dificuldades estimulando e motivando os educandos a participar ativamente das atividades escolares.

    Através da observação na situação real da escola e conversa com os gestores e professores surgiram ideias de projeto na escola para contribuir com o desenvolvimento com os alunos. Após a análise dos recursos oferecidos pela escola de forma a contribuir para o ensino aprendizagem dos alunos e a criação de um clima harmonioso entre os alunos elaborei um projeto sobre a dificuldade na leitura,escrita e interpretação de texto em sala de aula, visando uma escola melhor  e que possa eliminar qualquer dificuldade que atrapalhe o desenvolvimento dos alunos na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com