TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica - Relacionar Concepção de Aprendizagem Significativas Com as Atribuições do Educador em Sala de Aula

Por:   •  19/3/2020  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

O Educador é o mediador no processo de aprendizagem, considerado um facilitador do aprender, no qual ele emprega seu conhecimento, criatividade e experiência. Ele promove condições de desenvolvimento na aprendizagem do educando  que passa a ser o centro do processo escolar.

Em sala de aula, as atribuições do professor é promover de forma significativa o conhecimento no qual exija ser vista como a compreensão de significados e emoções tornando o aprendizado eficaz, com base nas necessidades atuais ou futuras dentro do cotidiano do aluno incluindo toda a comunidade, assim se permite construir um perfil de pessoa capaz de viver e conviver em situações novas.

Na prática educacional é necessário que o aluno aprenda sem memorizar. Em uma situação de emergência ou decisão rápida ao decorar ele não terá conhecimento prévio e preparo para decidir. Por isso antes de falar sobre um determinado assunto é importante que o professor situe o aluno, mostrando imagens, filmes, documentários, contos. Assim fará que o aluno sinta emoções sobre aquilo que está aprendendo. Quando o aluno tem um prévio conhecimento ou experiência sobre determinado assunto as redes neurais tem o significado que  já existe dentro dele por isso a importância da rede de significados que é construir antes o conhecimento.

Portanto, a emoção está associada a um evento maior da aprendizagem e é essa relevância que o cérebro dá ao evento a registra. É necessário estar em sintonia e compreender o aluno para com ele estabelecer uma relação com diálogo, significativa e compromissada com a construção do conhecimento. Neste sentido deve ser considerado relevante o conhecimento de mundo do educando, para que a prática educativa seja concretizada e elevada além do contexto escolar incluir o aluno nos conhecimentos pré existentes torna o ensino muito mais eficaz considerando a experiência de vida do aluno e seu conhecimento de mundo, respeitando as diferenças, o limite de cada um, baseando-se na generosidade e afetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (22.6 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com