TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de GDI

Por:   •  29/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADE COMUNITÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE VITÓRIA

FCAEV

CURSO DE PEDAGOGIA

CLÉIA DA ROCHA SOARES

FABIANA FLORENTINO MORINI

LUCIANA DOS SANTOS ROSA DIAS

LUCILEIA BARBOSA

RAFAELA LUCINDO RODRIGUES

ROSANGELA BARBOSA DAS DORES

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO

PEDAGOGIA PEDAGOGO PARA QUÊ?

VITÓRIA

2013

CLÉIA DA ROCHA SOARES

FABIANA FLORENTINO MORINI

LUCIANA SANTOS ROSA

LUCILEIA BAROSA

RAFAELA LUCINDO RODRIGUES

ROSÂNGELA  BARBOSA DAS DORES

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO

PEDAGOGIA PEDAGOGO PARA QUÊ?

Resenha Crítica apresentado á Faculdade  Comunitária de Administração e Educação FCEV, curso de Pedagogia 4º período “B”, turno: Noturno, como requisito parcial de aprovação das disciplinas de Educação e Meio Ambiente-Ciências Naturais e Processos Educativos Não Escolares. Professora: Giselle Cristina de Souza Dutra Costa e Sheyla Valquíria Dias Passoni.

                                                             VITÓRIA

2013

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5º ed. Cortez: São Paulo, 2002.

O livro discute questões relacionadas com o campo teórico da Pedagogia, a prática educativa como seu objeto, a relação com as demais ciências da educação, a identidade profissional do pedagogo e seu papel diante das realidades contemporâneas, reúne textos escritos ao longo da década de 1990 por José Carlos Libâneo com a intenção de responder à pergunta que dá titulo a obra. Como se trata de um autor cujo pensamento é amplamente conhecido nos meios educacionais, as respostas são familiares Àqueles que têm se interessado pelos destinos da pedagogia no Brasil, constituindo-se em autêntico manifesto em favor da pedagogia e, conseqüentemente, da profissão.

José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente. Ele acreditava na reforma educacional como objeto de transformação e crescimento e por isso mesmo ficou conhecido como um dos maiores pensadores do nosso país, contribuinte importantíssimo na defesa intransigente da consolidação de uma escola pública de qualidade em nosso País.

Esta resenha crítica identifica a obra de José Carlos Libâneo, apresenta a obra e seu autor, descreverá o conteúdo que foi estudado e irá analisar de forma crítica e recomendar a obra.

Essa obra vem formular uma definição de educação nessa perspectiva para em seguida abordar as modalidades de educação (informal, não informal, formal).Finaliza com o entendimento de que a prática educativa é o objeto, peculiar de estudo da ciência pedagógica que das unidades aos esportes das demais ciências da educação. O conceito de educação tem diversas expressões tais como: processo educativo, prática educativa, atividade educativa, atividade educacional, educação nacional, educação ambiental, educação rural, educação sexual, educação para o trânsito, educação escolar, etc. A educação tem um sentido amplo, uma serie de ações visando à adaptação e comportamento dos indivíduos e grupos dentro de uma sociedade seja ela família, igreja, escola, trabalho e outros contextos sociais. As definições de educação são diversas, muitos autores se dedicaram a tais definições. Os autores são quase todos unanimes ao afirmarem a educação como um processo de desenvolvimento, o ser humano vive em constante transformação e desenvolvimento a educação por sua vez interfere na personalidade a partir de determinadas condições internas do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com