TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Lorax Em Busca da Túfula Perdida

Por:   •  16/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  2.519 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Francieli Fatima Girolometto

Resenha do Filme Lórax em busca da Trúfula perdida.

O seguinte texto tem por objetivo analisar a importância dos filmes quando utilizado com ferramenta didática no ensino da educação ambiental. A análise será a partir do texto das autoras Moura e Santos que traz como título Abordagem da educação ambiental em dois filmes comerciais de animação, fazendo uma relação com o filme Lórax – em busca da Trúfula perdida.

Trabalhar a educação ambiental a partir dos enredos dos filmes desenvolve segundo a autora uma sensibilidade maior com relação as questões ambientais que necessitam de urgência. De acordo com as autoras o filme utilizado com ferramenta didática dentro da sala de aula desperta uma sensibilidade maior sobre a importância da educação ambiental.

O filme Lórax – em busca da trúfula perdida nos traz uma reflexão importante com relação as questões ambientais. Em seu enredo o ele mostra como as ações desenfreadas dos recursos naturais afetam o meio ambiente e consequentemente a vida do ser humano. Ao utilizar os animais e muitas cores o filme desperta nos telespectadores um olhar mais crítico com relação as ações gananciosas das indústrias e os impactos que eles causam no meio ambiente e na vida das pessoas, e nos faz refletir sobre a urgência de rever nossos hábitos.

         O filme conta a história da cidade de Thneed-Ville, as arvores da cidade são feitas de plástico e o ar é vendido para as pessoas. Um menino com a intenção de impressionar a menina que ele gosta sai da cidade em busca da verdade sobre as árvores. Nas várias vezes que ele sai da cidade um milionário chamado Mr. O’Hare que comanda a cidade e comercializa o ar puro, tenta impedir que ele saia e conheça a realidade lá fora. Porém ele consegue fugir e conhece um misterioso velho que lhe conta toda a história de como ele destruiu as árvores em busca de riqueza e poder.  

Esse velho misterioso conto ao garoto como eram as árvores, pois até então o garoto só conhecia as árvores feitas de plástico.

As árvores eram coloridas e no lugar das folhagens possuía pelos. Ele conta também sobre os animais que viviam naquele ambiente, sobre o Lórax esse ser mágico que era encarregado de proteger a natureza.

Ao final da história ele compreende o motivo das árvores desaparecerem, assim ele ganha uma semente do misterioso velho e vai até a cidade para planta-la, porém o ganancioso Mr. O’Hare tenta a todo o custo impedi-lo. Pois se o garoto reflorestasse a cidade a população não precisaria mais comprar o ar.

Quando o filme utiliza dentro do enredo os animais, o colorido e a forma peculiar das árvores, o personagem Lórax um ser diferente, colorido e mágico que vem a terra para tentar alertar sobre as consequências de cortar as árvores, esse personagem tanto diverte como desperta principalmente nas crianças o pensamento ambientalista sobre o risco de cortar as árvores.  

De acordo com Moura e santos pág. 06,

 “As imagens passam emoções, sensações e ações, permitindo que os alunos ouvindo e vendo compreendam de maneira sensitiva a mensagem que é veiculada a partir do filme, de forma prazerosa, permitindo a contextualização dos saberes acerca dos problemas ambientais sendo crítico e reflexivo, assim possibilitando a sensibilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com