TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto “O Modo de Produção Capitalista”

Por:   •  25/6/2019  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto “O Modo de Produção Capitalista”

O texto se inicia falando sobre o capitalismo e que o mesmo tem como característica as relações assalariadas de produção e a propriedade privada dos meios de produção.

Desse modo, a classe burguesa é dona dos meios de produção e grandes comércios. Assim, fica de acordo com a vontade do trabalhador decidir onde quer trabalhar, só precisando do aval do capitalismo.

Assim ficando claro que o capitalismo visa apenas os lucros, fazendo o uso de produção em massa, e que acaba por exigir uma maior produtividade de seus funcionários.

O capitalismo passou pelas seguintes fases:

1ª: Pré-capitalismo que ocorreu do século XI ao século XV, onde o comercio e a produção artesanal se expandiram, porém ainda era exceção o trabalho renumerado;

2ª: capitalismo comercial que ocorreu do século XV ao século XVIII, quando o trabalho autônomo ainda era predominante, porém o renumerado começa a expandir;

3ª: capitalismo industrial que ocorreu do século XVIII ao século XX, indústria se torna a maior parte da economia e o salário se firma;

4ª: capitalismo financeiro (século XX), bancos e outras entidades financeiras controlam a economia;

5ª: capitalismo pós-industrial (século XX ao século XXI) ocorreu crescimento dos meios de comunicação do setor de informática.

Após visto, o texto fala sobre o mercantilismo. O mercantilismo era a política econômica do Estado Absolutista e do capitalismo comercial. Tinham como princípios que a riqueza da nação dependia do acumulo de ouro e de prata; que o governo deveria controlar a indústria e o comércio, etc. Nessa época era proibida a importação de produtor parecidos com os nacionais. Nesse período grandes reinos da Europa patrocinaram as Grandes Navegações, que partiram em busca de novas terras e mercados.

Com o surgimento do Iluminismo começaram as criticas ao mercantilismo. Assim surge o novo capitalismo, nessa perspectiva quando tenta-se promover o interesse pessoal acaba por ajudar o coletivo. O que significa, por exemplo, ao abrirmos um comércio acaba gerando empregos, que se torna bem coletivo.

Na era da Revolução Industrial o empresário contratava trabalhadores que vendiam seus trabalhos em horas e as condições de trabalhos nas fábricas eram precárias. Crianças também eram exploradas nessa era. Com anos passando por essas situações ocorreram fortes movimentos sociais, que se expandiram pela Europa, em busca de condições melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com