TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme A guerra do fogo

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME: A GUERRA DO FOGO

O filme “A guerra do fogo” nos apresenta uma realidade do homem primitivo, pré- histórico,que vivem em tribos na selva. Podemos notar no filme, as realidades apresentadas no texto proposto, “O homem e a cultura”, como por exemplo o corpo do homem, que não é bem adaptado à fuga, defesa e caça, porém muito capaz de se adaptar dentro de suas limitações.

O filem ressalta principalmente as disparidades entre duas tribos diferentes, onde a primeira buscava manter acesa uma chama natural de fogo que lhes pertencia, enquanto a segunda já possuía o domínio de como produzir e utilizar o fogo, que utilizavam para cozinhar, para se aquecerem, para espantar animais que pudessem lhes ser perigosos, etc.

O enredo se desenvolve em torno de disputas entre as tribos, nos evidenciando principalmente as diferenças de desenvolvimento entre elas, por mais que vivessem na mesma época, eram tribos que dominavam diferentes técnicas, diferentes níveis de evolução e de organização.

Uma das diferenças mais importantes que se pode destacar entre as tribos evidenciadas no filme, é que enquanto a primeira tribo baseava sua linguagem em gritos, grunhidos e gestos, a segunda tribo dominava uma linguagem um pouco mais desenvolvida e completa, com sons mais articulados, com uma linguagem oral mais desenvolvida, característica esta que podemos relacionar a uma evolução maior, como vimos no texto estudado “O homem e a cultura”, onde afirma que a linguagem é uma das características que torna possível ao homem ser um ser cultural e dominar a natureza.

O ponto mais chamativo do filme, é notar que da aproximação das tribos, a princípio em busca apenas de fogo, fez surgir os primeiros traços de afetividade e o prazer entre homem e mulher, bem como expressar sentimentos de felicidade através de sorrisos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com