TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha juarez dayarell

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Juventude, Projetos de Vida e Ensino Médio. (Por: Juarez Dayarell, Geraldo Leão e Juliana Batista dos Reis.)

Nesse texto são apresentadas pesquisas como base de iniciativa para a elaboração de projetos que visam melhoria para o futuro dos jovens do pais. Essa pesquisa concentra-se unicamente no estado do Pará.

Foram elaboradas perguntas nas quais obtém grande importância para esse projeto, primeiramente coloca-se em prática o conhecimento, não só dos jovens, mas como também nosso conhecimento ao olhar, e pensamento deles sobre o mundo, buscando assim a forma sensata de faze-los compreender e participar do que poderá de ser importante para o futuro.

Para total entendimento dessa matéria, os autores dividiram para as perguntas em sequencias no qual cada uma corresponda a outra. Assim, referente a seus capítulos, seguem com “Introdução”, “Orientações metodológicas”, “Jovens sujeitos de pesquisa”, “Juventude e projetos de vida”, “O tempo e os projetos de vida na modernidade”, “O tempo e os projetos de vida na contemporaneidade”, “Os jovens pesquisados e seus projetos de vida” e “Os jovens, seus projetos e o ensino médio”.

A faixa etária desses jovens correspondem é de 95% à 16 entre 18 anos (período de conclusão do ensino médio). As perguntas sobre conhecimentos variam entre estado civil, profissionalismo (empregados e desempregados), trajetória escolar (frequência, notas, reprovas, etc.) e trajetória escolar dos pais. Foram perguntando também a opinião deles referente a elaboração desses projetos, o que deveria ser o foco para principal mudança futura, e a resposta foi “fim a desigualdade”.

Hoje em dia nossa geração está mudada, mas ainda continua sendo herança dos tempos passados, tudo que nos foi dado usamos em alguma parte de nossas vida como exemplos no qual seguimos, e hoje para muitos o passado tem sido seu projeto de vida, apesar de toda mudança o futuro ainda é inserto, se todos, principalmente os jovens, fazer de seus conhecimentos um ensinamento independentemente de sua classe econômica, já acabaríamos em parte com a desigualdade, a palavra chave para esse projeto seria participação, é o item mais importante a ser seguido antes de mais nada.

Entende-se assim referente a esse texto que, a ideia seria que ficasse claro na cabeça de cada jovem que a maior arma para melhoria parte de nós mesmo, torna-se necessário explicitar o que entendemos como projeto de vida. Ao saímos do ensino médio a decisão de qual caminho seguir cabe somente a nós, a melhoria para o futuro dos jovens está na suas escolhas, qual profissão seguir, qual rumo tomar, a decisão certa dará então o que poderemos chamar de projeto para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com