TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenho do Filme Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  20/11/2019  •  Abstract  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociedade dos Poetas Mortos

Uma reflexão sobre a pedagogia tradicional e sobre a pedagogia renovada abordada no filme.

Trata-se da história de um professor de poesia da Instituição americana Academia Welton, famosa por sua rigidez e tradição na educação de jovens. Durante as aulas o professor começa a introduzir uma pedagogia renovada na turma, levantando com isso uma afetividade no conteúdo passado e um despertar individual sobre assuntos não propostos pela Instituição.

        A dimensão técnica é aplicada intencionalmente com aulas externas associadas com atividades físicas, incluídas com bolas de futebol, juntamente com poesias recitadas pelos alunos, questionável, mas eficaz, trazendo uma forma inovadora do processo ensino-aprendizagem.

        O processo ensino-aprendizagem é abordado no filme com o aprendizado realizado nas relações interpessoais, os próprios alunos passaram e aprender uns com os outros, além dos ensinamentos de Keating, passando a importância de um raciocínio pessoal e a relevância dos sentimentos próprios.

        A instituição em si, traz consigo uma tradição político-social muito rançosa, ignorando as mudanças no processo ensino-aprendizagem, zelando pela prática pedagógica viciada e descartando todas as propostas apresentadas de modernização, pois os pais que a escolheram acreditam ser a única forma de crescimento acadêmico de seus filhos.

        Vale ressaltar que todos os instrumentos e condições acadêmicas estavam a favor da instituição para a realização de uma revolução de ensino e pesquisa, mas por falta de uma perspectiva tecnológica, eles se auto sabotavam, era óbvio uma revolta ou uma depressão inerente. Processos pedagógicos arcaicos e punições físicas aos questionadores seriam inaceitáveis nos dias atuais onde se discutem as constantes mudanças no processo ensino-aprendizagem.

Adriano Sampaio da Silva

RA : T988667

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com