TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme documentário José Padilha

Por:   •  24/4/2016  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Complementares

Relatório: Documentário “Ônibus 174” - Diretor José Padilha

[pic 1]

sequestro do ônibus 174 ocorreu em 12 de Junho de 2000 no bairro Jardim Botânico do Rio de Janeiro, filmado e transmitido ao vivo pela televisão, cujas imagens são mostradas no documentário dirigido por José Padilha, lançado em 22 de outubro de 2002. Ao observar as circunstâncias no sequestro do ônibus 174 pude refletir sobre as questões sociais a qual todos estamos inseridos.

Sandro nasceu em 1978, criado pela mãe até os seis anos, quando ela estava grávida foi assassinada na sua frente. Apelidado de ‘Mancha’ passou a ser morador de rua onde viciou-se em drogas, não aprendeu a ler e escrever, teve varias passagens em instituições jovens delinquentes.  Seus contatos familiares eram sua tia Julieta, a assistente social Yvone Bezerra e a mãe Dona Elza da Silva. Sua trajetória de vida foi de alguém que não encontrou “seu lugar” na sociedade, pois, sua realidade construída não teve amparos ou incentivos diante das ações sociais, o que me fez também refletir sobre os trabalhos das políticas públicas como agentes de intervenção nas circunstâncias caóticas em que o povo vive.

As muitas taxações e intenções de rótulos que denominavam-no de marginal, Sandro passou definitivamente a viver de roubos e sua intenção naquele ônibus ao sequestrar 11 pessoas seria mais um ato de sobrevivência, mas, naquele instante ele percebe que de alguma forma estava sendo visto, e com palavras e gestos ameaçadores tenta responder a sua maneira aos abusos covardes que recebeu, sua sede de justiça era tamanha que o dinheiro não era mais a razão de estar cometendo aquele crime.

Sandro escolhe justamente um ônibus coletivo para realizar sua “reinvindicação”, nos faz refletir que é um transporte no qual trabalhadores e estudantes também utilizam, querendo passar uma mensagem sútil de que ele também queria estar naquela rotina do cotidiano, mas por causa de sua vida mal direcionada à educação e ao trabalho, fez com que vivesse uma situação emblemática de suas decisões conformistas em relação às privações educacionais e sociais em que nossa sociedade vivencia como ideologias doentias provenientes das políticas públicas que se mostram totalmente despreparadas na segurança do povo.    

Este fato também apresentou a falta de competência daqueles que estavam ali para tentar ajudar a ‘’solucionar’’ o problema, nota-se um preparo frágil principalmente nas habilidades psicológicas ao negociar com o ‘’sequestrador’’. O sequestro resultou na morte de uma estudante, Sandro foi imobilizado pela Polícia e morreu asfixiado na viatura.

Fonte Bibliográfica:

https://www.youtube.com/watch?v=0aQuaYgHCX8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com