TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEQUÊNCIA DIDATICA: SOBRE OS ANIMAIS

Por:   •  10/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  4.114 Visualizações

Página 1 de 6

RELATO DE EXPERIENCIA

SEQUÊNCIA DIDATICA SOBRE OS ANIMAIS

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO DOS ANJOS MACEDO

IRIS DO CARMO MACEDO TEIXEIRA


SEQUÊNCIA DIDATICA: SOBRE OS ANIMAIS

APRESENTAÇÃO

Sabe-se que os animais sempre se fizeram presente na vida das crianças. Á presente sequencia didática busca sensibilizar, orientar e despertá-los para conhecer e compreender a vida dos animais. Busca também a reflexão dos educandos para as questões voltadas para a preservação de animais silvestre em extinção, com atividades que pretendem motivá-los à adoção de novos hábitos e condutas para a preservação da natureza. Lançaremos mãos de jogos para consolidarmos a aprendizagem dos educando, pois através de jogos a criança consegue expressar sua curiosidade, seu desejo de criar, de ser aceita, de se unir e conviver com o outro. Adquire hábitos e atitudes importantes para o convívio social e para seu crescimento intelectual.

 Em suma os alunos se apropriarão do conhecimento, farão definições, questionamentos e conclusões, por meio de processo de construção de uma autonomia que deterão por meio da pesquisa, da socialização, da criatividade e da exposição.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Fernando dos Anjos Macedo é uma instituição que conta com 05 salas de aula, 01 secretária, 03 banheiros, 01 cantina, 01 despensa, 01 pátio grande, 01 quadra poliesportiva, 02 professoras, 01 coordenadora e 03 ajudantes de serviços gerais.

Esta instituição atende a um total de 28 crianças distribuídas da seguinte forma: 2º e 3º anos multisseriadas e 4º e 5º anos multisseriadas, com boas relações entre si através de atividades integradoras com entrosamentos e brincadeiras.

A Organização Administrativa contribui com o básico político, o pedagógico e o administrativo com princípios democráticos, zelando pelo melhor desempenho dos profissionais.

Contamos com apenas uma supervisora para atender todo município com um total de nove escolas e em locais de difícil acesso, não tem participação ativa em relação à elaboração de projetos juntamente com os professores, deixando a desejar.

Leciono em uma turma de 2º ano com 03 alunos e 3º Ano com 08 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em turma multisseriada. A sequencia didática foi realizada na turma do 3° Ano dos anos iniciais do ensino fundamental com 08 alunos. São os filhos de pais que trabalham na zona rural como trabalhadores rurais e recebem um pequeno salario de acordo com os dias trabalhados. Em dias de chuvas, sábados, domingos e dias-santos não são beneficiados porque não trabalham.

São crianças simples, mas com muito interesse e vontade de aprender e o professor tenta leva-las a criticar, observar, compreender, buscar, pesquisar, pesar, raciocinar e trabalhar em equipe.

Todos são frequentes, apesar de alguns demonstrarem dificuldades na aprendizagem, pois o município não oferece Educação Infantil em todas as escolas da zona rural, o que dificulta muito a aprendizagem e na compreensão, devido às etapas que não foram vencidas ou alcançadas. Por isso, a professora começa sempre com a coordenação motora, pois o aluno mal sabe manusear o lápis, estando o professor sempre transitando de um lado para o outro em toda sala de aula para dar atendimentos individuais.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Considerando a Sequência Didática sobre os Animais, tendo por finalidade ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto levando-o a escrever ou falar de forma mais adequada numa situação de comunicação, a apresentação da situação visa expor aos alunos, de forma detalhada a tarefa de expressão oral ou escrita que será realizada e prepara-los para uma produção inicial, de gênero que será o trabalho em modulas até a produção que se deseja. Essa Sequencia Didática foi trabalhada durante a modalidade organizativa, com duração de dez dias, no 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde o foi trabalhado de forma interdisciplinar com Português, Ciências, Artes e outras disciplinas na busca de sanar dificuldades encontradas no cotidiano escolar nas diversas áreas de conhecimento.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE E FORMAS DE AVALIAÇÃO

Os objetivos ao trabalhar com a Sequência Didática sobre os Animais foram: Reconhecer e classificar os diferentes tipos de animais; Aprender a seriar, organizar e classificar informações; Reconhecer animais em extinção; Entender conceitos básicos de ciências; Ler e escrever textos em que o vocabulário de ciência é usado; Estimular o exercício intelectual; Despertar o espírito científico através da observação da natureza; respeitar, valorizar e proteger os animais em geral; Reconhecer que os animais são seres vivos; Conhecer diversas raças e espécies dos animais domésticos;          Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;         Ler compreender e interpretar textos; Refletir sobre as regras de jogo; Jogar; Ler e escrever palavras de sílabas simples e complexas.

Os recursos utilizados para a realização desta atividade foram: Livro “A B C dos Animais”, filme “Rio” e atividades sobre o conteúdo, livro: Escola é Nossa, esqueleto da escola, e atividades relacionadas ao conteúdo, ficha Cientifica – Ciência Hoje, Álbum de animais, livro Escola é Nossa, cartolina, lápis.

A avaliação foi feita ao longo da sequência onde observaremos a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, e analisar o quanto eles avançara, sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.

A atividade foi realizada da seguinte forma:

Primeira Aula: Roda de conversa e diagnostico sobre os conhecimentos prévios dos alunos. Quem gosta de animais? Quem tem animais em casa? Qual a diferença entre animais domésticos e selvagens?

As crianças serão dispostas em círculo, onde o professor será o mediador da conversação.

Segunda Aula: Iniciar a aula lendo o ’Reconhecer e classificar os diferentes tipos de animais’. Aprendendo a seriar, organizar e classificar informações. Reconhecendo animais em extinção.        Entendendo conceitos básicos de ciências. Lendo e escrevendo textos em que o vocabulário de ciência é usado. Estimulando o exercício intelectual. Despertando o espírito científico através da observação da natureza, respeitar, valorizar e proteger os animais em geral.          Reconhecendo que os animais são seres vivos. Conhecendo diversas raças e espécies dos animais domésticos. Conhecendo a alimentação dos animais e os lugares onde vivem. Lendo, compreendendo e interpretando textos. Refletindo sobre as regras de jogo. Jogando.         Lendo e escrevendo palavras de sílabas simples e complexas em seguida discutir com a turma sobre as semelhanças e diferenças dos animais que aparecem no livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com