TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

MaRCIA PRUeNCIO

DAIANA KARINA NARDI MICHELON

SAMARA CHAGAS DE BORTOLI ORLANDI

RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

[pic 3]

Xaxim

2015

MaRCIA PRUeNCIO

DAIANA KARINA NARDI MICHELON

SAMARA CHAGAS DE BORTOLI ORLANDI

RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação infantil, Ensino de natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.

Prof. Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.

Xaxim

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                 3

2 RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA                 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                 7  

REFERÊNCIAS                 8

1 INTRODUÇÃO

A literatura é uma grande ferramenta nas mãos do professor, pelo fato de ser fundamental para o desenvolvimento da criança, a literatura envolve o pensamento, a ludicidade, a imaginação e uma infinidade de sentimentos que a criança vai descobrindo aos poucos com a leitura das histórias. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da Literatura e da Ludicidade na educação das crianças, mostrando que é algo essencial e além de despertar a criança para um mundo novo e cheio de fantasias, ela consegue aflorar sua criatividade, podendo assim expressar suas vontades e desejos.

Para o desenvolvimento desse trabalho escolhemos o livro Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado com ilhustracoes de Claudius, é um maravilhoso livro que trabalha sobre a natureza e sociedade, diversidade e respeito entre outros temas. Este trabalho apresenta também a importância da literatura no aprendizado da criança, de como ela se desenvolve ainda mais através da imaginação e da ludicidade apresentada em cada história em cada livro, parece que a partir dos livros a criança descobre novos mundos e ainda mais vontade de aprender.

2 RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

A literatura infantil au mesmo tempo que entrete, causa prazer e além de instrumento pedagógico, não somente forma leitores, mas também cidadões. As atividade desenvolvidas com linguagem oral e escritas criam situações de interação social e de faz de conta, e as crianças se expressam por imitação, observação e insenação, nos diversos textos ou histórias que podem ser trabalhada.  

a aprendizagem não comeca na escola, que toda a cituacao de aprendizagem escolar se depara sempre com uma historia de aprendizagem previa. No cotidiano das criancas, elas observam o que os outros dizem, por que dizem, o que falam, porque falam, internalizando tudo o que e observado e apropriado do que viu e ouviu. Vygotsky (1998).

Trabalhar a literatura infantil possibilita explorar habilidade e competências e por opção, a história escolhida para explorar a heterogeneidade da turma ou qualquer tipo de preconceito, contra qualquer grupo ou pessoa foi Menina Bonita do laço de fita.

O livro conta a história de uma menina negra muito bonita, ela usava tranças no cabelo que sua mãe fazia e presas com fitas de várias cores, do lado da casa da menina morava um coelhinho que achava a menina negra a pessoa mais linda que ele já havia visto, ele queria se casar e ter uma filha bem pretinha igual a menina. Certo dia ele perguntou pra ela: ˗ menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha? A menina não sabia e sempre que o coelho perguntava ela inventava aluma história diferente, uma dessas vezes ela disse ao coelho que ela era pretinha de tanto café que ela tinha tomado quando ela era criança, ele tomou várias xícaras de café e só o que conseguiu foi passar a noite toda fazendo xixi.

A mãe da menina ficou com pena do pobre coelho e explicou para ele que a cor da menina era herança de família e se ele quisesse filhos pretinhos como a menina deveria se casar com uma coelhinha bem pretinha. Não demorou muito e o coelhinho encontrou uma esposa bem pretinha, eles casaram e tiveram vários filhotes e uma das coelhinhas era bem pretinha e usava um laço de fita no pescoço, a menina se tornou madrinha da coelhinha, quem passava por ela logo perguntava: - coelha bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha? Então ela respondia: conselhos da mãe da minha madrinha.

Esse livro da Ana Maria Machado recebeu inúmeras premiações e faz sucesso há décadas devido a forma com que a autora fala da beleza negra com leveza, humor e carinho sem deixar espaços para o preconceito. Essa história não tem objetivo apenas de mostrar as crianças o quanto o nosso país é diverso em culturas, mas também propõe a criança apropriar-se de valores como o respeito a si próprio e ao outro. Os adjetivos e comparações que a autora faz pra expressar a beleza da menina, aguçam a curiosidade da criança, por exemplo, ela diz que “os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes” e que “a pele era escura e lustrosa, que nem pelo da pantera-negra quando pula na chuva”, todas essas argumentações e sugestões de como a menina era, deixam a criança encantada.

 Este trabalho foi desenvolvido com crianças de 3 e 4 anos de idade com objetivo de adquirir informações para construção de um relato acadêmico, além de fortalecer os vinculos com a observação sobre as descobertas e revelações que uma criança faz nessa fase. Essa contação de história aconteceu no Cantinho da Criança, escolhemos a história, planejamos o momento da contação e dicidimos fazer esse trabalho com algumas crianças , pois dessa forma conseguimos perceber e acompanhar o seu desenvolvimento e suas reações.

Preparamos um ambiente confortável para que as crianças se sentissem bem, para iniciarmos a contação, explicamos para as crianças o motivo para aquele momento e o que pretendiamos, na sequência iniciamos esse momento. A contação aconteceu de forma agradável, apresentamos o livro e os personagens da história, pedimos para que as crianças prestassem atenção para entender, fizemos a leitura da e no decorrer da contação percebemos que a cada página a curiosidade deles iam aumentando. Ao final da história as reações foram surpreendentes, surgiram diversos comentários e diversas opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com