TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  17/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

licenciatura em pedagogia

cauana tuchtenhagen schroeder

daniele lilge da fonseca

eliane da silva coutinho

maiara alves da fonseca

tanira fonseca da fonseca

tatiane strada

tatiele carmem filipini bubolz

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 4]

Canguçu

2016

cauana tuchtenhagen schroeder

daniele lilge da fonseca

eliane da silva coutinho

maiara alves da fonseca

tanira fonseca da fonseca

tatiane strada

tatiele carmem filipini bubolz

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho de Pedagogia, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente; Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e aprender na educação de jovens; Estágio Curricular obrigatório I: Educação Infantil; Seminário Interdisciplinar VI.

Prof.Tatiane Mota Santos Jardim; Patrícia Alzira Proscêncio; Bruna Donato Reche; Andrea Zompero; Maurílio Bergamo; Taísa Grasiela G.L. Gonçalves; Vilze Vidote Costa; Okçana Battini; Marcia Bastos; Jackeline R. G. Guerreiro.

Canguçu

2016

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a transferência de métodos educativos epreventivos em saúde bucal em áreas escolares, depoisde conhecimento prévio da realidade de canguçuense.O Programa Educativo proposto possui táticas educativas e de motivação simples, de baixo custo, deste modo, podem ser aplicadas à realidade brasileira e em especial a cidade de Canguçu. Permitirá apresentar a comunidade escolar e principalmente aos educandos a necessidade de como prevenir doenças bucais, necessidade da higienização bucal, maneira correta da escovação, aimportância da boa alimentação, salientando que o mesmo pode afetar a Saúde bucal, aparência, desempenho escolar e social.

  1. DESENVOLVIMENTO

Não é de agora que a saúde se faz presenteno âmbito escolar brasileiro, de maneira a regulamentar e conduzir algumas ações dentro da escola. Na atualidade é de concordância de ideias que qualquer modificação profunda que se deseja atingir na sociedade, a Educação estabelece um papel significativo no obtenção desse objetivo. A importância no processo de transformação social e sua ligação com a área de saúde, faz com que o conhecimento de ambas as áreas se agreguem, promovendo alterações na vida dos indivíduos e na realidade de uma sociedade.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1971 (LDB) instituiu que tópicos da saúde deveriam ser desenvolvidos de maneira necessária noscurrículos escolares de todos os instituições de ensino do Brasil, por meio dos “programasde saúde”.Compete ressaltar que, decorridos mais de quarenta anos entre a divulgação da LDBde 1971 e os dias atuais, são poucos os documentos com essas distinções que abordamespecificamente do tema da saúde.Com intensidade este conteúdo desempenhou e vem desempenhando influência na definição das diretrizes determinadas pelos documentos oficiais organizados posteriormente, além de permanecer salientando a demarcação dos objetivos e dos conteúdos relacionados à saúde na sala de aula.

O preparo de programas eficazes de Educação em SaúdeBucal se justifica pela predomínio de doenças bucais, em particular a cárie. Assim, um programa educativo tem como objetivo a efetivação de saúde e levar a mudanças, quando indispensáveis, de crenças, estilos e procedimentos em relação à saúde tendo a probabilidade de trabalhar vários anos sucessivos com os alunos.

A cavidade bucal saudável está inteiramente ligada com a saúde geral e qualidade de vida, já quecoopera na proteção do organismo contra a alojamento de doenças que podem induzir direta ou indiretamente amanifestação de doenças sistêmicas, além de exercer influência na autoestima do sujeito e fazer com que tome consciência da relevância de seu corpo. De tal modo, espera-se um maior cuidado pessoal e em consequência, um melhoramento da saúde bucal.

Prevenir é a única forma de manter a saúde e a aproveitamento correto de procedimentos de prevenção, sendo indispensável para o auxílio de bem estar das pessoas. Deste modo, para quecritérios e atitudes sejam colocadas em prática, para prevenir o aparecimento das doenças, o sujeito deve estar motivado para tal. Nesse sentido, somente após desenvolver uma vontade própria de conservação de hábitos saudáveis é que o indivíduo conseguirá efeitos satisfatórios, uma vez que a motivação vem do íntimo de cada um.

A Educação em Saúde é de grande importância quando se almeja mudar atitudes em relação à doença, dando prioridade a promoção de saúde.Educar em saúde é buscar compreender os problemas que abordam determinadas comunidades e elaborar interesse por parte da população e obter consciência desses problemas e que busquem soluções é de extrema importância. Deste modo a educação deve estar fundamentada no diálogo, na troca de conhecimentos e experiências, devendo haver uma união entre o saber científico e o saber popular, já queisto leva o indivíduo a ter consciência das doenças que podem agredir a boca e dos ajustes preventivos para sua precaução. Para tanto, necessitam ser trabalhadas o mais precocemente imaginável junto aos sujeitos. Deste modo, a idade escolar é omomentofavorável para o trabalho de motivação, já que além das desenvolturas manuais, a criança já ampliou uma noção dos vínculos causa/efeito, cooperando para reconhecer o devido valor de se prevenir, adicionar em sua vida prática o aprendizado vivenciado na escola e poderagir como agente multiplicador de informação dentro de sua família. Em seguida da família, a escola é um localconsiderado para o acréscimo de atos de conhecimento e Educação em Saúde, permitindo que se ampliemodos de vida saudáveis e comportamentais, uma vez que se pode fazer o trabalho diretamente com os alunos ou atuar de forma indireta, por meio das professoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com