TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

ESCOLA E SOCIEDADE

Sete Lagoas

2014

participantes:marilda luciene costa de oliveira,FABIANE ABREU FRANÇA,TEREZA RAFAELA AVELINO GONÇALVES

ESCOLA E SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de,Psicologia da Educação:desenvolvimento e aprendizagem.Educação,Sociedade e Práxis Educativa.Políticas Publicas na Educação Básica.Teoria e Práticas do currículo.Prática Pedagogica interdisciplinar:Escola e Sociedade.Seminário Interdisciplinar ll.

Profs.Wilson Sanches,Edilaine Vagula,Marlizete Stainle,Raquel Lemos,Cyntia Simioni,Vilse Vidotte,Rosely Montagnini,Fabiane Musardo,Okaçana Battini,Sandra Reis e Fábio Luis da Silva.

Sete Lagoas

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................... 3 2.DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 6 3.CONCLUSÃO ................................................................................................ 11

4.REFERÊNCIAS .............................................................................................. 12

Introdução

O presente texto representa o nosso primeiro contato com a escola,na condição de futuros educadores e traduzindo a escola dos bastidores,como é a sua formação ,a importancia de cada um dentro do ambiente escolar,as atribuições de todos que estão envolvidos nesse processo que trataremos a seguir.Conseguimos entender como é importante o papel do professor na construção desse espaço e suas imensas responsabilidades.Mas também vimos o quanto é imprescindivel a interação familia/escola para que o processo ensino aprendizagem aconteça,a comunidade deve estar envolvida e a escola deverá estar de portas abertas para acolhe-la. Quando falamos em escola, a primeira coisa que nos vem à lembrança é a figura do professor, pois cada um de nós traz em si mesmo a recordação daquela pessoa que, no decorrer da nossa vida, nos deixou na memória a sua imagem.E esse professor é elemento de ligação entre o aluno e o conhecimento, hoje muito mais do que nunca o educador deve ser reflexivo no sentido de tentar proporcionar ao aluno as condições indispensáveis ao seu desenvolvimento e à sua inclusão no mundo que nos foi legado pelo processo de globalização: mundo da tecnologia, da informação e do conhecimento. A escola é o lugar que frequentamos para estudar e aprender vários conteúdos, além de proporcionar o convívio em grupo, fazer amizades e contribuir para o desenvolvimento humano e socialização.

Antes de existir a escola, as pessoas aprendiam através da troca de experiências, por imitação. Os pais ensinavam coisas aos filhos e isso ia passando por várias gerações.

As igrejas também eram responsáveis pela educação. Nelas, ensinavam-se os Salmos bíblicos. No Brasil, os padres Jesuítas foram os primeiros educadores, eles ensinavam os índios. Aos poucos a educação foi sendo valorizada e as escolas sendo construídas.

Padre Jesuíta educando um índio

Uma escola é composta por vários funcionários e todos eles são importantes para que a mesma tenha um bom funcionamento e para que o processo ensino aprendizagem aconteça. Cada pessoa exerce uma função diferente, que auxilia a organização desse ambiente, como: as faxineiras ou serventes, que cuidam da limpeza do ambiente; o porteiro ou vigia, que faz a segurança do local, não deixando pessoas estranhas entrarem; a cozinheira ou merendeira, que preparam os lanches; a secretária, responsável pela organização dos documentos; o digitador, que digita as tarefas, provas e circulares; os professores, responsáveis pelas aulas; a orientadora, que cuida dos relacionamentos entre todos da escola; a coordenadora, que dirige o trabalho dos professores e verifica a execução do trabalho; e o diretor, que administra toda a instituição.

Na escola as crianças aprendem a respeitar as pessoas, a conviver com normas e regras, adquirem novos conhecimentos e responsabilidades. Todos devem colaborar com o funcionamento da escola, tratando bem as pessoas, não faltando às aulas, participando das atividades e mantendo o ambiente limpo e saudável.

A Escola Ideal atenderia a necessidades individuais e sociais,promoveria a inclusão,pregaria o direito igualitário à Educação e tantas outras qualidades que conseguíssemos idealizar.

Enquanto que na realidade nossas escolas não estão preparadas para a inclusão educacional e está longe de estar.Falta vontade política ,empenho dos nossos educadores e comprometimento dos alunos,com o que chamamos de Escola.

A Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior está localizada no Bairro Boa Vista, em Sete Lagoas, um dos maiores municípios de Minas Gerais. Atualmente, funciona nos três turnos, oferecendo aos seus 1515 alunos os anos finais do ensino fundamental, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos. Trabalham na instituição 105 professores e funcionários.

Foi criada em 1965, com o ensino fundamental de 5ª a 8ª série, somente pela manhã. Em 1971, iniciaram-se as atividades no noturno e vespertino. A partir de 1993, foi introduzida a 1ª série do ensino médio, no noturno. Em 2004, a Escola passa a oferecer a 1ª série do ensino médio também para a modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com