TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

nome do(s) autor(es) darcilene soares dos santos

inclusão escolar

[pic 3]

Cacoal

2015

nome do(s) autor(es) darcilene soares dos santos

inclusão escolar

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação  e  Tecnologias;  Educação  Inclusiva  e Libras;  Pedagogia  em  espaços  escolares  e  não escolares;  Educação,  Cidadania  e  Diversidade: relações étnico-raciais; Seminário III

Prof. Andressa

                                                                            Cacoal

2015

               

                           Entendemos por inclusão o ato de incluir. O conceito de educação inclusiva ganhou maior notoriedade a parti de 1994, com a declaração de Salamanca. No que respeita as escolas, a ideias é de que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular e para isto todo o sistema regular de ensino precisa ser revisto, de modo a atender as demandas individuais de todos os estudantes. O objetivo é mostrar que o processo de inclusão necessita de muitos ajustes para que possa demostrar uma evolução da cultura, defendendo que nenhuma criança deve Ser separada das outras por apresentar alguma diferença ou necessidade especial. Além disso, a integração assume a vantagem de existir interação entre crianças procurando um desenvolvimento conjunto com a igualdade de oportunidades para todos e respeito a diversidade humana e cultura. No entanto, a inclusão tem encontra imensa dificuldade de avançar, especialmente devido a resistência por parte das escolas regulares, em se afastarem de modo a conseguirem integra crianças com necessidades especiais, o convívio continua coma família e dos alunos considerados “normais “e principalmente aos custos para se criar as condições adequadas. Além disso, alguns educadores resistem bastante a esse novo paradigma, que exige desta atuação do profissional diferente da que tem experiência.

A inclusão de pessoas com diferença no sistema regular de ensino, para compreender como se desenvolveu esta trajetória temos que entender os conceitos de inclusão, como consequências da exclusão social. Rumo da educação especial no Brasil frente ao paradigma da educação inclusiva inovou ao criar o atendimento educacional (AEE) que promove o desenvolvimento de habilidades extracurriculares no ensino regular inclusivo. Quando são devidamente interpretadas e proporcionadas às escolas comuns AEE pode provocar a mudança que se esperar no ensino comum, com o auxilio da sala de recursos multifuncionais pode de certa forma, atender as exigências de uma educação para todos.

A inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais vem sendo discutida com ênfase no âmbito escolar com a proposta de acesso e permanência dos alunos especiais na escola, contribuindo para melhoria do atendimento especializado da capacitação dos docentes e da estrutura organizacional. Antes de aborda os conceitos da inclusão, torna-se indispensável interpretarmos que a inclusão só ocorre mediante a exclusão. A exclusão pode ser definida como fenômeno social e não individual cuja origem pode ser encontrada nos mesmos princípios que nortearam a construção da sociedade moderna. Entretanto, para que haja a quebra disse modelo excludente e necessário que haja a ruptura na base estrutural da organização e sistematização nos diferentes espaços escolares, objetivando a possibilidade de inclusão de todos indiferente de sua condição, física, de cor da pele, religião, classe social etc..

Atender as diferenças, atender as necessidades especiais, resinificar, mudar no olhar da escola, pensando não a adaptação do aluno ,mas a alunos. Isso significa torna-lo múltiplo, rico de experiência e possibilidades, pronto para viver, conviver com diferente, rompendo barreiras humanas e arquitetônicas, criando novos conceitos, dando novos sentidos, resinificando a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento humano.

O sistema de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo as escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. Diferentes fases do processo de inclusão na busca de enfrentar esses desafios construir projetos capazes de superar nosso histórico de exclusão a assembleia geral da organização das nações unidas (ONU) produzir vários documentos internacionais norteadores, tais como: declaração universal dos direitos humanos (1948);declaração de jontien (1990) declaração de Salamanca(1999),que tive o intuito do desenvolvimento das politicas publicas dos seus países membros, com objetivo de promove transformações no sistema de ensino assegurado o acesso e permanência de todos na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com