TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem por objetivo apresentar o processo de transmissão da educação antiguidade com o surgimento do humanismo que começa a valorizar individualismo (usar o eu) e um ponto de vista prático. Refletir e analisar as relações que se estabelecem entre educação e trabalho dentro das perspectivas do papel do professor, em um contexto que remete às transformações do mundo do trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

Percebe-se que na antiguidade a maior importância da educação era formar para governar, pois com base escravista apenas os nobres tinham este privilegio para se transformar em um grande cidadão que além de ter a transmissão de um ofício, também teria um forte conteúdo ético, favorecendo seu amadurecimento até tornar-se um homem digno e honrado.  Os menos favorecidos eram treinados para fazer coisas, usar ferramentas e prestar serviços; o que implica que somente habilidade técnica e não o despertar do pensamento que se destinava a classe dominante. Diferencia-se educação profissional de educação liberal a qual objetiva treinar a inteligência para seu uso mais adequado: conhecer, governar.

Esta educação deve e tem que ser também um processo de construção consciente, sendo assim, o objetivo da educação é a formação de sujeitos livres, autônomos, felizes e participantes da vida social, logo, cidadãos responsáveis.

Hoje ainda recorremos à expressão formação humanista para designar um processo educativo no qual o ensino não se limita à transmissão de informações e ao desenvolvimento de capacidades, mas funda-se no compromisso com o cultivo de princípios éticos e com a formação de um sujeito. Mas a expressão 'educação humanista', a exemplo de tantas outras do campo pedagógico, parece padecer de um desgaste.

Para o humanismo, ao contrário, a educação não deveria se limitar aos saberes necessários para um exercício profissional específico. Uma de suas grandes contribuições foi justamente a noção, até então desconhecida, de cultura geral, concebida como um saber cujo sentido formativo não se confundia com qualquer aplicação imediata. Daí a importância da literatura e da filosofia antigas. Familiarizar-se com essa herança pode ser um bom antídoto contra um sistema escolar cada vez menos marcado pela ambição de formar sujeitos e cada vez mais comprometido com uma divindade não transcendente, mas imanente: o mercado e suas supostas necessidades técnicas.

Para que a educação aconteça da forma desejada é necessário uma serie de estratégias educacionais, envolvendo escola e família, levando em consideração os princípios da criatividade, qualidade, competência e colaboração, princípios esses que permitam avançar para uma nova sociedade que configura a contemporaneidade. Uma nova fase para educação que deve ser organizada em quatro pilares principais de aprendizado a serem utilizados em algum momento da vida de todo indivíduo: aprender a conhecer, ou seja, adquirir competência que facilite a compreensão; aprender a fazer, para saber como agir no meio do qual faz parte; aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e por ultimo e não menos importante aprender a ser. Educação é de fato um instrumento gerador de transformações e um grande processo para a formação ser humano. Esse processo educativo deve oferecer ao indivíduo habilidades para que ele desenvolva a capacidade de agir sobre o mundo e também fazer com que o mesmo compreenda a ação exercida em sociedade. Uma formação integral possibilita ao homem ser questionador, construtor de saberes, transformando-o num ser crítico e ético. Assim faz-se necessário cuidado na educação desde o seu nascimento. Segundo Aristóteles todos os cidadãos pertencem a cidade e nenhum cidadão pertencia a si mesmo e a finalidade da educação não deveria ser individualizada, como todo cidadão pertence a cidadã deveria ser educada coletivamente  é não de forma individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com