TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiário Final de Estágio

Por:   •  9/7/2015  •  Seminário  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA/PR[pic 1]

ROBERTA RODRIGUES FOSSARI, RU 725045

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

ITAQUI - RS

2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA/PR[pic 2]

ROBERTA RODRIGUES FOSSARI, RU 725045

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de Seminário Final de Estágio apresentados a UTA – Fundamentos da Educação, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Kátia Gizéria

Polo de Apoio Presencial: Itaqui- RS

ITAQUI – RS

 2015

[pic 3]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos discorrendo sobre os três estágios que ao nosso ver mais se destacaram para nossa formação profissional ao longo do curso que estamos concluindo.

Logicamente que cada passo realizado ao longo de nossa trajetória foi importante para esta formação, pois na realidade fazem parte de um amplo contexto no qual gradativamente vamos absorvendo conhecimentos e através dos estágios passamos a nos familiarizar com a pratica deste aprendizado teórico, é nesta oportunidade que passamos a compreender os meandros da profissão que ora iniciamos.

A escolha destes três estágios não ocorreu de forma aleatória e sim por meio de uma construção paulatina que obtivemos a partir de nosso primeiro contato com o tema educacional.

Destacamos inicialmente o primeiro estágio que se deu no “contexto e espaços educacionais”, e foi nossa primeira experiência em um espaço educacional não formal, tornando-se a pedra basilar da nossa formação acadêmica.

Em seguida elegemos o estágio supervisionado Magistério, curso Normal, pois em nosso caso em que o segundo grau não foi em curso Normal, apresentou-se como peça fundamental, trazendo-nos conhecimentos básicos e proporcionando-nos uma vivencia docente muito importante para o nosso desenvolvimento.

O terceiro estágio que se destacou ao longo de nosso estudo foi o de Educação Especial, tema este muito em voga em nosso dias e que ao nosso ver exige muita observação, estudo e pesquisa por parte do pedagogo que realmente pretenda desenvolver suas tarefas de maneira exitosa, pois só assim, estará apto a colaborar para tornar a inclusão uma realidade de sucesso.

Desta forma estaremos ao longo deste trabalho descrevendo os espaços aonde foram realizados os estágios acima citados, período em que ocorreram, observações e reflexões sobre as atividades neles contidos, comparações com o estudo teórico obtido no curso e conclusões.  

2 DESENVOLVIMENTO

O primeiro estágio constou do acompanhamento das atividades desenvolvidas por um grupo de Irmãs Católicas pertencentes à congregação Teresianas de Jesus, destinada à crianças e jovens carentes. O referido trabalho é desenvolvido em uma sede própria na periferia da cidade de Itaqui RS, bairro denominado Vila Nova.

Durante cinco dias observei o trabalho de uma Pedagoga junto a 24 crianças com o desenvolvimento de recreação, brincadeiras educativas, cujo principal objetivo é ocupacional, uma vez que com estas atividades as crianças são retiradas da rua no período em que não estão na escola, contra turno.

Minha participação constituiu-se na observação do trabalho realizado pela Pedagoga regente, procurando a integração plena no ambiente de ensino. Esta experiência foi fundamental e básica para o desenvolvimento do curso que pretendemos, uma vez que, existem distintas formas de transmissão de conhecimentos e infinitamente maiores de recebimentos destes.

A observação de como funciona o aprendizado em contexto educativo não- formal e de que forma são encarados pela comunidade local serviu-nos basicamente para que pudesse observar as necessidades e seus desdobramentos diante das diversas situações encontradas.

Após concluir o trabalho junto a Associação de Ensino e Assistência Social Santa Teresa de Jesus coube-nos ressaltar a importância do projeto para o desenvolvimento sócio educativo das crianças que nele estão inseridos.

Fica cristalino o interesse, participação, felicidade, prazer e espontaneidade daquelas crianças que fazem parte deste projeto. Oriundas de uma classe social bastante desfavorecida integram-se totalmente nas tarefas propostas que vão desde o desenvolvimento do lado espiritual, descobertas de seus talentos e suas capacidades individuais, bem como o desenvolvimento das relações humanas e sociais no convívio diário do grupo. Muito embora o espaço físico não seja tão amplo como poderíamos desejar notou-se uma perfeita adequação destes espaços com o grupo em questão, o que permite que os objetivos sejam perfeitamente alcançados.

Percebi a importância do trabalho desenvolvido por estas pessoas dentro de uma comunidade extremamente carente onde até mesmo o lanche diário faz parte significante da alimentação destas crianças.

O período em que estão envolvidas neste projeto corresponde a um turno diário em que deixam a condição de vulnerabilidade e de ociosidade dentro da comunidade. Para mim foi uma experiência única, participar de um projeto com visão filantrópica, convivendo com a realidade nua e crua de uma sociedade carente e seus problemas do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com