TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silvana santos

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1, passo 3 relatório Eliane

A competência social pode ser definida, como a capacidade de se impor em situações sociais, ou seja, a capacidade de defender seus próprios interesses, e a capacidade de construir relacionamentos, ou seja, saber iniciar relacionamentos positivos e mante lós.  A mesma se expressa em habilidades sociais perceptíveis e descritíveis em termos de interações construídas com seus pares, em uma variedade de contextos e situações. Especialmente no ramo da educação considerando as variedades culturais do educando e do educador, a competência social implica a capacidade de solidariedade e de empatia, que deve ser manifestada na convivência, respeitando as diferentes opiniões e se realizando através do diálogo.

Algumas das competências sociais mais importantes que devem ser estimuladas nas crianças é a socialização, a interação e a afetividade. Visto que vivemos em uma sociedade que pratica e ensina a cada a dia a mais mesmo que inconscientemente o individualismo e que vive em uma competição desenfreada, o incentivo dessas competências sócias é indispensável. Para tanto a educação, inicialmente em família e progressivamente, de modo formal nas escolas tem a função de ensino e aprendizagem da interação humana, da vivencia de experiências socialmente significativas, focando no desenvolvimento dessas competências. As escolas devem ter o foco não somente nas competências e habilidades de natureza cognitiva, mas também nas competências sociais que é de extremo valor para a convivência em sociedade. Faz se necessário a formação da personalidade da criança através da convivência social, para assim prepara lós para a vida em sociedade. A socialização entre as crianças é muito importante porque ela é base sobre qual se constrói a identidade pessoal e cultural da mesma. Nessa dinâmica, a interação social e a afetividade tornam se condição fundamental para a construção da pessoa humana, e não somente do mero indivíduo.

O papel do professor é de fundamental importância, pois é de sua responsabilidade mediar e possibilitar as interações entre os alunos, trabalhando com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico, exercendo a função de socializar lós lutando pela garantia e permanência de todos na escola, independentemente de sua condição social, e seu de nível de conhecimento, promovendo a interação e a afetividade no âmbito da sala de aula. E Sempre que necessário buscar ajuda e participação dos responsáveis e profissionais especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com