TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese do filme Escritores da Liberdade

Por:   •  13/7/2015  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  8.356 Visualizações

Página 1 de 2

UERJ- Formação de Professores

Curso: Pedagogia

Turma: 2014-2 – 2º período

Aluna: Thaís Alves Lopes de Souza

Professora: Adir

Síntese do filme “Escritores da Liberdade”

O filme Escritores da Liberdade traz como tema central a precariedade da educação e a violência que ocorre dentro do ambiente escolar. Os personagens são alunos de diferentes etnias, inseridos no ensino médio através do programa de integração social. Os adolescentes vivem em uma sociedade dividida por gangues, em que a violência e o preconceito estão fortemente presentes. Desacreditados pela escola, suas vidas começam a mudar com a chegada da professora recém-formada, Erin, que não quis ser apenas uma professora, mas sim uma líder e transformadora de vidas.

O ambiente escolar era marcado pelos ataques verbais, físicos e armas, que tornava o processo de aprendizagem cada vez mais deficiente. A professora lecionava inglês e literatura para a turma considerada problemática. Logo em seu primeiro dia de trabalho, ela se depara com duas realidades completamente diferentes: Uma sala especial para alunos “especiais” e uma sala comum, sem recursos, abandonada para alunos considerados “perdidos” perante a sociedade. A Professora se apresenta a turma com muita expectativa, talvez sem esperar pelo que viria, mas logo se depara com a realidade, alunos desinteressados, bagunceiros e sem qualquer espécie de motivação e apoio escolar. Observando o comportamento da turma, a rivalidade e as brigas que ocorriam entre eles, ocasionadas pela guerra na busca pelo predomínio de suas etnias em maior território local, a professora Erin elaborou um plano, ou seja, uma estratégia que desse a esses alunos motivação e que trouxesse a união do grupo através do registro da história individual e do pensamento de cada um em um diário. Isso faz com que eles se sintam confiantes e cada vez mais capazes de enfrentar a vida de dificuldades que levam como um obstáculo a ser vencido e os ensina além dos estudos a serem pessoas melhores.

Os métodos da professora iam totalmente na contramão das normas da escola, com isso, ela acaba enfrentando alguns empecilhos vindos de quem deveria apoiar a iniciativa dela. Por falta de apoio da direção da escola, a professora decide financiar os materiais didáticos e passeios culturais com os próprios recursos, essa iniciativa acabou mostrando aos alunos um mundo totalmente desconhecido e até então distante de suas realidades.

O filme Escritores da Liberdade tem como principal aspecto a integração e nos faz refletir sobre as diferenças e a discriminação social que ainda existe e é muito forte, ele nos faz abrir os olhos para a realidade dentro das salas, podendo assim repensar sobre o papel do professor, levando em consideração as experiências e novos métodos de ensino capazes de transformar tanto o professor como individuo e profissional, e os alunos, levando-os a novas descobertas e impulsionando-os a melhorar como estudantes e cidadãos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com