TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Por:   •  18/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.904 Palavras (24 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 24

Sistema de Ensino Presencial Conectado

pedagogia

evângela ribeiro barbosa

[pic 1]

aprender brincando:

Ludicidade na educação infantil

        

[pic 2]

aprender brincando:

Ludicidade na educação infantil

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof.ª. Natalia Gomes dos Santos

Rio Branco - Ac

2018

BARBOSA, Evângela Ribeiro. APRENDER BRINCANDO: LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Rio Branco, 2018.

RESUMO

O presente projeto de ensino tem o tema “Aprender Brincando: Ludicidade na Educação Infantil”, como sua principal linha de pesquisa, uma vez que o brincar faz parte da vida da criança, sendo importante para a construção cognitiva da mesma.

Muitos dizem que as crianças não utilizam mais seu tempo com fazeres sadios, mas perdem muito temo nos aparelhos eletrônicos. Sendo assim, o professor tem a função de incentivá-los, com jogos e brincadeiras em grupo.  

O objetivo deste material é conhecer o significado do brincar e apresentar motivos para se adotar a Ludicidade em sala de aula, mostrando os diversos benefícios e maneiras de execução, para se obter bons resultados.

Trabalhando os conteúdos básicos, com a inserção do lúdico, realizando apresentações, atividades dentro e fora de sala, livres e dirigidas, o professor poderá notar resultados significativos.

Através de uma avaliação diária dos alunos, o educador poderá acompanhar os resultados obtidos, bem como encontrar soluções para as dificuldades que apresentarem.

Os principais recursos para a realização das atividades deste projeto são Canetas; lápis; borracha; tesoura sem ponta; cola branca; lápis de cor; giz de cera; pincéis; papel A4; papelão; cartolina; E.V.A.; TNT; tinta guache; computador com acesso a internet; impressora; caixinha de som; tabuleiro de damas; bolas; tecidos; livros paradidáticos; etc.

Para a realização deste projeto, foi preciso analisar as ideias de alguns pensadores, como Vygotsky, Antunes e Piaget, levando em consideração a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.

.

Palavras-chave: Brincar. Educação. Desenvolvimento. Descobrir. Educador.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

3.        PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        18

3.1        Tema e linha de pesquisa        18

3.2        Justificativa        18

3.3        Problematização        18

3.4        Objetivos        19

3.5        Conteúdos        19

3.6        Processo de desenvolvimento        19

3.7        Tempo para a realização do projeto        20

3.8        Recursos humanos e materiais        21

3.9        Avaliação        21

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

5.        REFERÊNCIAS        23

  1. INTRODUÇÃO

O uso das brincadeiras, como método de desenvolvimento da criança, está ganhando espaço significativo nas escolas, porém há certo receio por parte daqueles que preferem o ensino tradicionalista. Com base nisso, a linha de pesquisa desse Projeto de Ensino é o lúdico, e o tema escolhido foi “Aprender Brincando: Ludicidade na Educação Infantil”, onde abordaremos definições, pensamentos de grandes filósofos, ideias para trabalhar em sala de aula, entre outros pontos.

A criança deve, além do básico (leitura e escrita), ter acesso a um ambiente agradável e acolhedor, onde possa realizar seus questionamentos, fazer descobertas, se conhecer e conhecer o mundo que a cerca, aprendendo a conviver, interagir e respeitar.

Ouve-se em todos os lugares que as crianças atualmente, não aproveitam mais sua infância, pois perdem muito tempo em frente à TV ou outras mídias, mas isso não é culpa delas e sim dos adultos que as cercam, sendo assim, é necessário que o professor esteja apto para tornar suas aulas mais favoráveis para os alunos, de forma que estes possam usar das brincadeiras e jogos para realizarem suas descobertas.

Com isso, o intuito desse projeto é além do incentivo do trabalho em grupo é defender o direito de a criança aprender brincando, desenvolvendo seus conhecimentos através do lúdico.

Os conteúdos surgirão do ensino básico: português, matemática, ciências, artes e educação física.

As atividades poderão ser divididas em brincadeiras livres, onde os alunos escolhem do que vão brincar, podendo até mesmo levar um brinquedo de casa e brincadeiras dirigidas, onde o professor apontará a atividade a se realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com