TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobrevivências no inicio da docência

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

LIMA, Emilia Freitas de.(org.). Sobrevivências no inicio da docência. Brasília: Líber livros, 2006. 104 p.

Emilia Freitas de lima possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1970); mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é Professora Associada e Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de São Carlos.. Tem 14 artigos publicados em periódicos; 20 capítulos de livros; 1 prefácio; 1 livro publicado como co-autora e 1 como organizadora.

O livro sobrevivências: no inicio da docência é organizado por Emilia Freitas de Lima. A autora na introdução faz um discurso a cerca das dificuldades que os professores, encontram no inicio da carreira, pois este é o momento, onde surgir as principais características diante das marcas da identidade e também o encontro que caracteriza o ser profissional.Nota-se na abordagem que  Lima faz na introdução  o dialogo com alguns estudiosos tais como: Hubermam, Valle, Veenman, Tardif, Reymond, entre outros. Portando o Livro está estruturado em oito capítulos, sendo que estes são escritos especialmente por professores que contam suas experiências e dificuldades; alem da introdução e das referencias bibliográficas.

O primeiro capitulo: O inicio da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas... que tem como autor Andre Luis Sena Mariano, o capítulo  fala das dificuldades que os professores encontram no começo de suas carreiras, sabemos que o inicio é difícil e muito complexo, pois antes de entramos em uma sala de aula fomos estudantes, portanto temos o pensamento de que conhecemos essa profissão e é devido a  essa passagem de estudante  para o estado de professor que o autor compara com o teatro , nesse sentido ele relata  que saímos  da platéia ( nos estudantes) e entramos em cena ( nos professor) p.17 .Assim, podemos falar que a profissão docente de alguma forma se compara a uma peça de teatros, por muitas vezes termos que usar de improvisos e ter  uma continua preparação. O capitulo esta subdividido em três partes a primeira  tem como titulo o Inicio da docência : uma peça em três atos que narra a transição de estudante para professor; a sobrevivência diante das dificuldades; e as descoberta do ser professor, a segunda parte o espetáculo continua e a terceira parte titulada E quando as cortinas se fecharem? O espetáculo ainda continuará. Por fim sabemos que a profissão docente precisa sempre de preparação, ensaio, improviso e atuação.

Eu não sabia o que agora sei...: tornando publicas as minhas histórias, escrito por Hilda Maria Monteiro. No capitulo a autora conta os seus três primeiros anos como professora, caminhos de descobertas e sobrevivência. O seu primeiro ano ela conta as dificuldades que encontra em uma sala de aula de 1ª série onde os alunos se revelavam violentos entre si. Outro aspecto importante foi a dificuldade encontrada em alfabetizar 40 crianças que se mostravam inquietas e acostumadas a só ‘’copiar a lição’’, chega o fim do ano e apenas 24 crianças foram alfabetizadas, primeira decepção encontrada. No segundo ano decorrente, monteiro conta sua segunda experiência agora com uma sala de aula menos volumosa, e que ela já tinha algumas pistas de como agir diante das frustrações do ano decorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com