TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento da Leitura e da Escrita na Antiguidade

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 2

Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade

Na história da escrita foi registrado apenas dois casos de povos que empregavam um sistema de escrita e curiosamente, esses dois tipos de escrita tiveram um uso popular, ou seja, não ficaram restritos as atividades religiosas e científicas, porem a escrita só surgiu muito tempo depois do século III a.c com a escrita brâmane, mesmo em guerras muito violentas eles nunca interromperam o conhecimento da escrita, na razão pela qual esses dois casos são considerados até hoje misteriosos.

Os sistemas de escrita nunca foi um privilegio pra ninguém, basta lembrar como argumento que a escrita é um fato social, pois quem inventou a escrita foi a leitura.

Como era o processo de alfabetização na Antiguidade

Na época da escrita primitiva ser alfabetizado, significava saber ler o que aqueles símbolos significavam. O processo de invenção da escrita também incluiu a invenção de regras de alfabetização, as regras é saber como o sistema de escrita funciona para usá-lo apropriadamente.

Nesse caso a alfabetização dava-se como transmissão de conhecimentos relativos a escrita ou seja, relacionando os caracteres ás palavras da linguagem, oral pois devia ser procedimento comum.

Na antiguidade os alunos se alfabetizavam aprendendo a ler algo já escrito e depois só copiavam, pois passavam para texto famosos que era estudo exaustivamente. O trabalho de leitura e cópia era o segredo da alfabetização, a maioria aprendiam a ler sem ir para a escola, já que não pretendiam se tornar escribas.

Na idade media a alfabetização ocorria menos na escola do que na vida privada das pessoas, aprender ler ou escrever não era uma atividade escolar as crianças já não aia, mais para a escola elas eram educadas em casa ou por alguma familiar onde se estendeu ate o século de XXVI d.c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com