TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DOCUMENTÁRIO "PRO DIA NASCER FELIZ"

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

JULIO CESAR BARBOSA PEDROSO DA CRUZ

ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ”

CUIABÁ, MT

2018

Júlio Cesar Barbosa Pedroso da Cruz

ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ”

Trabalho de Análise do documentário “Pro dia Nascer feliz”, apresentado ao curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, como atividade referente a aula do dia 28 de abril de 2018, da disciplina de Fundamentos e Metodologia de Linguagens I.

Prof.: Silvia do Amaral

Cuiabá, MT

2018

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO        4

2    SINTESE DO DOCUMENTARIO “PRO DIA NASCER FELIZ”        5

3    QUESTIONARIO E RESPOSTAS        6

REFERÊNCIAS         7


1 INTRODUÇÃO

Esta análise foi elaborada a partir das informações colocadas em sala de aula pela professora Silvia do Amaral, e consiste em  após assistir o documentário “Pro dia nascer feliz” dirigido por João Jardim; elaborar uma síntese sobre o texto falado, destacando  os principais pontos abordados pelo autor; responder qual é a principal tese defendida no referido documentário; destacar uma cena e uma personagem que me chamaram mais atenção, descrevendo-as e discorrendo sobre os que me levaram a selecionar esse trecho como de suma importância para retratar o que ocorre nas escolas de nosso país; e por fim elencar alguns dos maiores desafios apresentados no documentário e que são enfrentados cotidianamente pelos indivíduos/atores sociais no processo educacional brasileiro, justificando minha resposta.

 

2 SINTESE DO DOCUMENTARIO “PRO DIA NASCER FELIZ”

O documentário “Pro dia nascer feliz” tem como principal objetivo retratar as desigualdades sociais na educação brasileira. O texto falado nos mostra como é a vida escolar em escolas públicas da região nordeste e sudoeste do pais evidenciando os problemas sociais da educação nestas regiões. No Nordeste o acesso à educação pública no interior dos municípios é precário e perpassa pela falta de escolas, a falta de professores e a lonjura que os estudantes precisam fazer para chegar nas escolas fora de seu município. Já no sudoeste do pais o ensino público sofre com as influências da criminalidade e violência do local uma vez que os estudantes desmotivados devido a gritante desvantagem social na qual nasceram desacreditam na vida e não se interessam pelo ensino e acabam por sua vez se entregando as drogas e ao mundo do crime.  

Os professores da rede pública de ensino sofrem com desvalorização da sua profissão e sentem como se todos os esforços que fazem para mudar a realidade de seus alunos são em vão. Muitos por desgastes psicológicos abandonam a sala de aula, além de buscarem tratamentos psicológicos.

Em contraponto a realidade da educação pública o texto nos traz a realidade do ensino privado, onde os jovens filhos da elite brasileira são privilegiados com uma melhor educação devido as condições na qual nasceram. Sua principal preocupação é em tirar boas notas para agradar os pais e poderem cursar um superior na melhor faculdade possível.

O documentário aponta que para melhorar a educação pública são necessários além de mais investimentos na educação, investimentos em políticas sociais realmente capazes de diminuir o grande abismo que existe entre as classes sociais no Brasil. Vale destacar que no documentário a forma que alguns professores encontraram para reduzir esta realidade foi através da literatura, incentivando os alunos a escreverem poesias a respeito de suas realidades.

3 QUESTIONÁRIO E RESPOSTAS

  1. Qual a principal tese defendida no referido documentário?

A principal tese defendida pelo autor é que o contexto social em que os alunos estão inseridos, impacta diretamente na vida escolar. Ou seja, o ensino só é de qualidade quando há investimentos por parte do estado na educação pública, mas também quando há investimentos nas políticas sociais que reduzem as desigualdades entre classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com