TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCA - Memorial de Construção da Aprendizagem

Por:   •  27/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

GRAZIELLA LOPES GONÇALVES

TCA - MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO

DA APRENDIZAGEM

NOVA VENÉCIA-ES

2015[pic 2]

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Recordo-me, como se fosse hoje, do primeiro encontro da etapa 1. Sentia-me um pouco deslocada em meio a tanta gente que eu não conhecia. Pois foi o ano em que mudei para Nova Venécia e que consegui a bolsa para cursar pedagogia. Porém estava com uma felicidade transbordando por estar ali, juntamente com os demais colegas, pois juntos iniciaríamos uma longa trajetória.  

Aos poucos fui me adaptando ao método de educação à distância, a preceptora deu uma breve explicação sobre o uso do AVA, os livros chegaram e comecei os estudos. Tive um pouco de dificuldade em algumas matérias e até mesmo em me organizar em casa para o estudo, mas logo fui vencendo os obstáculos.

Na 1ª etapa, de cara, me identifiquei e gostei muito do componente “Ambientes de Aprendizagem”, pois conhecemos a ampliação do conceito de sala de aula e como torná-la um ambiente prazeroso. Porém tive dificuldades em relação aos componentes especiais, como por exemplo, as “Atividades Complementares’’, tanto que fiquei Inabilitada e só depois fui compreender como funcionava.

Na 2ª etapa, me identifiquei muito com o componente “Criança e Desenvolvimento”, pois tratava de aspectos muito importantes em relação ao desenvolvimento da criança, bem como sua relação com o mundo.

Na 3ª etapa, gostei muito do componente “Pensamento e linguagem: Arte-Educação”, pois ensinava uma maneira prazerosa de trabalhar com as crianças, desenvolvendo a educação lúdica. Vimos que os jogos e brincadeiras que muitas vezes não são vistos sem importância, tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois permitem a liberdade e abre asas para a imaginação.

Na 4ª etapa, gostei bastante do componente “A identidade do Educador-Gestor da escola básica”, pois falava sobre a importância do papel do gestor para a instituição escolar. Na 4ª etapa também iniciamos nosso estágio supervisionado. Pra mim era novo e desde a primeira etapa eu já me preocupava com ele. Me surpreendi muito, foi algo bem desafiador, aprendi bastante com as observações no espaço escolar, com as práticas educativas, com o PPP da escola, enfim, foi muito rico, fui me descobrindo naquele ambiente, e tive a certeza de que estava no caminho certo.

No decorrer de cada etapa que fui vencendo, aprendia mais e mais, a vida é um constante aprendizado, a cada dia somos surpreendidos com algo novo. A cada etapa, a cada encontro presencial que acontecia a interação com os colegas, a cada oficina realizada, fui me descobrindo nesse mundo mágico da pedagogia.

Agora na 6ª etapa, estou encantada com o componente “O Educador-Gestor, Trabalho e Movimentos Sociais”, primeiro porque se trata de uma matéria que vimos no nosso dia-a-dia, e depois porque sempre fui ligada a movimentos sociais, meu estudo durante todo o ensino médio e curso profissionalizante foi voltado para tais movimentos, é algo que me identifico muito, a luta do nosso povo. Outra coisa que me chamou muita atenção foi à descoberta do vasto campo de atuação do pedagogo, pois vimos que muitas são as áreas que podemos atuar. Enfim, é uma matéria muito prazerosa de estudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com