TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de aprendizagem

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL CONSTRUÇAO DE APRENDIZAGEM

Sou ..., 43 anos, divorciada tenho 2 filhos e 1 neta. Falo sempre que somos uma família de estudantes, minha filha se forma esse ano em educação física, e meu filho está cursando o sexto período de engenharia química. Me formei em técnico em contabilidade há 25 anos, e depois de 8 anos me formei no magistério. Em 2001 comecei a dar aulas, foram momentos maravilhosos que vivi, nessa minha primeira experiência em sala de aula. Continuei a dar aulas e em 2007 comecei uma graduação em letras português/literatura, e cursei até o terceiro período, e devido a problemas financeiros tive que abandonar o curso. Fiquei por anos esperando abrir uma turma de letras próximo a minha cidade mas não abriu, então resolvi fazer pedagogia, na verdade não era o que eu queria mas com o passar dos períodos fui me apaixonando e hoje acredito que não poderia ter escolhido um curso melhor. No primeiro período por falta de atenção fiquei sem enviar TCA e o trabalho de práticas pedagógicas, dentro do período e fiquei de dependência, me serviu pra nunca mais ficar. Foram muitas dificuldades para chegar até aqui, mas em momento algum pensei em desistir, aos poucos fui aprendendo e me sentindo confiante em mim mesma na minha capacidade, e agora chegando ao final do sexto período bem próximo de realizar esse sonho, vejo que cada minuto valeu a pena.

Foram vários os conteúdos que estudamos, mas o que mais me chamou a atenção foram Criança e Desenvolvimento, a psicologia e trabalho pedagógico, a prática pedagógica, o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança no cotidiano e na escola. Através desses estudos foi possível compreender como se processa o desenvolvimento global da criança, bem como essa criança contribui ativamente com sua própria evolução. E a importância do pedagogo em ser mediador dos conhecimentos a serem construídos pelas crianças, adolescentes e jovens, para saber promover a articulação entre a proposta contida nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, com a realidade vivenciada por cada aluno em seus diferentes momentos de desenvolvimento. Onde pude contar com as teorias de Freud, Piaget, A. Gessel, Vigostsky, Walon e outros.

A importância da Alfabetização e Letramento, onde precisamos entender quais as características de nossas crianças e suas necessidades no processo ensino-aprendizagem, e a pensar em algumas formas de organizar o percurso de aprendizagem, em que o aluno deverá ser motivado a construir seus conhecimentos.

Os conteúdos de gestão democrática e participativa que visa uma organização pautada na autonomia, e só poderá efetivar numa sociedade igualitária e democrática. Vimos que a democratização da gestão educacional no Brasil não se constitui em uma opção de governantes ou administradores, porque é antes de tudo um compromisso constitucional estabelecido pelo Estado e sociedade.

Enfim cheguei ao estágio, que para mim que já trabalho na área a alguns anos, não tive dificuldades em fazê-lo. Foi um momento muito gratificante pois pude ver a forma que cada profissional, lida com os alunos e também a maneira que cada um tem de trabalhar e pude participar de projetos que foram um sucesso na aprendizagem dos alunos, e também na minha.

Como futura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com