TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de aprendizagem

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

                

REGIANE FEITOSA SILVA

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

BARCARENA - PA

2014

REGIANE FEITOSA SILVA

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba como requisito para a obtenção de nota no componente Trabalho de Construção de Aprendizagem curso de Licenciatura em Pedagogia, com orientação Prof.ª. Cinayana Silva Correia.

BARCARENA - PA

2014

INTRODUÇÃO

        A partir desse momento vou começar a trajetória em meu memorial de construção de aprendizagem do componente criança e desenvolvimento da 2ª etapa me chamou muito atenção, pois me permitiu compreender como se processa o desenvolvimento global da criança e como essa criança contribui ativamente com sua própria evolução.

        Como aluna do curso de pedagogia esses conhecimento contribuirão para atuar na área da educação e promover o desenvolvimento infantil nas ocasiões necessárias. Aprendi que as teorias freudiana são importantíssimas no funcionamento da personalidade de cada indivíduo, assim como a psicanálise com os métodos clínicos de associação livre, análise ou interpretação dos sonhos e análise dos atos falhos.

        Para Freud, os cincos primeiros anos de vidas são fundamentais para o desenvolvimento que se dá pelas fases oral, anal, fálica de latência e genital dá a criança. Vamos falar um pouco de cada um dos especialista como: Freud, Watson, Pavlov, Skinner e Rogers e como os estudos nos possibilitam conhecer o processo de ensino e aprendizagem.

        A teoria rogeriana defende que uma sala de aula e um ambiente onde professor e alunos se sintam bem, e possam juntos construir uma aprendizagem significativa, pois o homem tem um potencial de aprender natural para aprender.

                                        MEMORIAL

Sabemos que a criança ao nascer, ao contrário de outras espécies, é completamente dependente do adulto para sobreviver. Sua dependência vai além da dependência física que exige cuidados, alimentação e proteção. Ela precisa sentir na pessoa mais próxima, ou seja, a sua mãe que sua existência é importante para que possa desenvolver-se de forma saudável.

           Podemos entender que o brinquedo para uma criança pode significar muitas coisas, é importante saber que a criança, ao brincar estabelece uma relação entre os objetos do mundo e o seu universo subjetivo.

O Estudo do desenvolvimento infantil contribui para que nós educadores conheçam as crianças, suas conquistas psicológicas e sociais como fatores fundamentais para trabalhar com ela. O homem sempre procurou entender o mundo e a si mesmo e a psicologia tem origem nos conhecimentos filosófico, científicos e da pedagogia que explica a compreensão do homem.

          No século XVII a criança era vista como adulto em miniatura, a partir do século XX ela passa a ser vista como diferente do adulto, daí iniciaram–se os estudos científicos sobre o comportamento da criança.

Quando vi a expressão “Filho de peixe, peixinho é?” fiquei perplexa, pois sabia que teria resposta para essa expressão que todos ouvem há muito tempo, eu tinha muita curiosidade em saber se realmente era verdade essa expressão. Hoje compreendo que herdamos as vezes fatores genéticos como os olhos, a cor da pele, a altura, cabelo, mas os nossos valores, nossa inteligência, nossas emoções e atitudes são diferentes dos nossos pais e antepassados. Essa teoria ficou marcada em minha memória. Podemos conhecer teorias de alguns especialistas no desenvolvimento infantil como: Freud, Watson, Pavlov, Skinner e Carl Rogers, cada um com as sua teorias para explicar o ser humano e seu desenvolvimento, vamos conhecê-los:

- Freud é psicanalista e fala sobre os 5 primeiros anos de vida que são fundamentais para o desenvolvimento da personalidade, que se dá pelas fases oral, anal, fólica,  lactência e genital.

- Watson psicólogo comprovou que quase todo comportamento humano é aprendido, só não seus pensamentos, ele acreditava em uma psicologia sem mente e sem alma que poderia ser palpável com condições ser previstas e controladas.

- Pavlov fisiologista fez uma das grandes descobertas científicas: o reflexo condicionado que é um processo que descreve a gênese e a modificações de alguns comportamentos com base no sistema nervoso central dos seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com