TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)

LILIAN APARECIDA FERREIRA SILVA

                         RA-1088294

                                      MEMORIAL

DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

                                  FRANCISCO SÁ- MG

                                    2015

INTRODUÇÃO
       É com muita responsabilidade e afeição que posso falar deste tema que me proporciona a cada dia um contato maior com a educação e com a vida social. Através do contato com os professores, colegas de curso, enfim com a volta aos estudos agente passa a se sentir como uma pessoa mais inserida na sociedade e capaz de ajudar a solucionar os problemas da mesma através do trabalho e conhecimentos adquiridos.

A grande importância deste curso e que realmente o educador tende a encontrar o seu espaço sendo uma pessoa capaz de compreender as necessidades da criança e principalmente como trabalhar com elas em cada faixa etária agindo coletivamente e atendendo cada um com sua individualidade. Aprendi com este curso até mesmo para minha vida pessoal, pois sou mãe de três filhos com idade de 6,7e 11 anos e pude ver como as teorias feitas por estes grandes estudiosos fazem parte das nossas crianças
     Esse estudo proporciona a condição de entender até aonde chegamos o que conquistamos e principalmente o que falta para chegar ao nosso objetivo. Dessa forma é necessário compreender os conceitos de aprendizagem, o que realmente eu tenho aprendido para saber situar na minha vida cotidiana e certamente no meu trabalho. É importante considerar que o conhecimento é indispensável é como um eixo nas práticas sociais trazendo experiência nos proporcionando vivenciar diversas culturas e nos capacitando para exercer um trabalho mais seguro e eficaz.
Através das etapas estudadas foram vistos vários componentes, vivenciada algumas dificuldades e troca de experiências e aos poucos vou construindo o meu aprendizado. Para este trabalho escolhi o componente Desenvolvimento Bio Psicomotor da Criança, porque gostei muito e aprendi bastante sobre isso e para ficar registrado em meu memorial.

DESENVOLVIMENTO BIO-PSICOMOTOR DA CRIANÇA
      Através deste estudo eu percebi o quanto é importante a estimulação psicossocial, porque é um fator indispensável na prontidão para a pré-escola e pode se dizer que emocional e intelectualmente a vida acadêmica marca em definitivo a participação do sujeito na sociedade e quantas vezes pensamos que só de colocar a criança na escola já basta, mas agora entendo que a criança necessita de um acompanhamento em todas as etapas de seu desenvolvimento principalmente porque as condições ambientais e sociais precárias afetam a criança em seu desenvolvimento psicológico.
    Quando uma criança entra na pré-escola pais e sociedade estão atentos a essa nova etapa e espera-se muito dela. No entanto a criança precisa ter sido preparada para essa nova fase, incluindo as condições físicas, sociais, psicológicas e também as condições emocionais por pais, mães e educadores conscientes que esse momento marca o início da maturidade emocional.
    Este assunto é tão interessante porque a estimulação é um fator muito importante que uma criança com deficiência em estimulação social certamente terá dificuldades em acompanhar o resto da turma. E necessário que os pais preparem seus filhos psicologicamente e professores estejam também preparados para recebê-los. E preciso entender que os pensamentos, os medos e os anseios da criança são diferentes dos nossos, por isso deve ser apoiada, explicando-a o que terá de enfrentar deixando bem claro que não está sozinha no processo.
     O mais importante para mim no aprendizado deste componente é que realmente devo me preparar para exercer o meu trabalho com muita responsabilidade e compromisso atendendo as necessidades da criança em cada processo de seu desenvolvimento e principalmente no início de sua carreira acadêmica que são seus primeiros passos na vida social, sim porque a criança estava acostumada viver em uma sociedade pequena que e a sua família agora ela está inserida em uma escola e tem que lidar com várias outras crianças que vem de outras famílias consequentemente outras culturas familiares e ela precisa se adaptar com tudo isso. Percebi que para o processo de desenvolvimento da criança ser completo precisa da intervenção do professor, mas porem existem vários outros fatores que contribuem para que a criança não alcance sua total evolução.
    No Brasil, por exemplo, é alto o índice de crianças com dificuldade em aprendizagem, isso devido condições sociais baixa, para sanar a situação o governo incluiu nas Escolas Estaduais o (PROETI) Programa Escola Tempo Integral, onde as crianças terão maior possibilidade de socialização com a Escola, Professores e colegas. Podendo explorar melhor o ambiente, experimentando diversas formas de aprender, dando condições a sua mente de criar através de reciclados e outros para ajudar a desenvolver as suas aptidões, além de proporcionar a criança o acesso à alimentação. No entanto esse programa não auxilia a criança desde o princípio de sua carreira acadêmica, entende-se como uma estimulação posterior, e compreensão de que o desenvolvimento total da criança depende mais de 50% do auxílio de seu ambiente familiar, social, e estado de saúde.
Neste trabalho de construção de aprendizagem porem não quero enfatizar mais esses fatores e sim da ênfase ao fato da necessidade de ter conhecimento sobre os mesmos para auxiliar a criança em seu desenvolvimento sendo uma pessoa capaz de compreender as necessidades da criança e principalmente como trabalhar com elas em cada faixa etária agindo coletivamente e atendendo cada um com sua individualidade como foi falado na introdução deste trabalho porque o desenvolvimento do ser humano é um processo de construção de habilidades e de comportamentos que resultam em interações entre as influencias biológicas, a história de vida de seu contexto sociocultural. A aquisição de novas habilidades está diretamente relacionada não apenas a faixa etária da criança, mas também as interações vividas com os outros seres humanos de seu grupo social; como as características fisiológicas interferem na formação da personalidade do ser humano que não é passivo e, portanto tem um papel ativo na construção dos valores e de normas de conduta conforme se inter-relaciona com o meio no qual está inserido. Preocupa, portanto a qualidade do meio em que as crianças estão crescendo, entendendo este meio como a escola, a família e enfim todos os que favorecem as relações sociais.
    Este assunto é muito enriquecedor para o nosso trabalho, principalmente com os estudos de Jean Piaget que nos orienta a respeito do que e cobrado da criança tem que ser a partir do que nos proporcionamos para ela então fala sobre as regras para se cobrar a obediência e em relação a convivência com outras crianças e necessário que haja toda uma preparação para adaptação neste convívio, desde as orientações da família, do professor até o ambiente que e novo para a criança.
 Confesso que encontrei muitas dificuldades no decorrer desta etapa, mas através dos trabalhos em oficinas com meus colegas e também as atividades do AVA juntamente com as orientações do polo, leitura obrigatórias e outras tenho vencido e conquistado muitas alegrias e descobertas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com