TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Uninter Desenvolvimento

Por:   •  18/9/2019  •  Artigo  •  6.615 Palavras (27 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 27

Tayane gonçalves de sousa

RU: 1153842

as novas tecnologias como recurso pedagógico obrigatório na educação

Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, apresentado para obtenção do grau de licenciatura da Universidade Internacional, UNINTER.

BRASILIA-DF

Setembro, 2019

RESUMO

A informática na educação se apresenta como uma inovação nas metodologias de ensino, inicialmente como ferramenta auxiliar em ambientes educativos.  Esse artigo tem como objetivo, definir a importância dos alunos em adquirir experiências tecnológicas nos ambientes educacionais, devido a grande quantidade de softwares e aplicativos disponíveis que podem ser utilizados para fins educacionais. Visto que, a metodologia de ensino tradicional não é mais bem aceita pelos alunos e muito menos pelos gestores que almejam o sucesso de seus alunos e escola. Consequentemente requer disposição por parte do professor para favorecer o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica, criativa, motivacional, desafiadora e interativa em sala de aula. Já que a inserção da tecnologia educacional visa ajudar na formação de cidadãos críticos, habilidosos e capacitados a viver em nossa sociedade globalizada e digitalizada, uma vez que os recursos tecnológicos estão aos poucos provocando mudanças sociais, culturais, econômicas e até mesmo políticas, assim sendo com as transformações decorrentes dos avanços tecnológicos espera-se que os alunos se desenvolvam em todos os sentidos e se tornem bons profissionais para atuar de forma competente em qualquer área que eles optarem por ingressar futuramente. Motivo pelo qual escolas, educadores e alunos devem estar preparados para lidar com essa nova vida tecnológica.

RESUME

Informatics in education is presented as an innovation in teaching methodologies, initially as an auxiliary tool in educational environments. This article aims to define the importance of students in acquiring technological experiences in educational environments, due to the large amount of software and applications available that can be used for educational purposes. Whereas, the traditional teaching methodology is no longer well accepted by students, let alone by managers who crave the success of their students and school. Consequently, it requires a willingness on the part of the teacher to encourage student learning in a dynamic, creative, motivational, challenging and interactive way in the classroom. Since the insertion of educational technology aims to help in the formation of critical citizens, skilled and able to live in our globalized and digitized society, since technological resources are gradually causing social, cultural, economic and even political changes, as well. With the transformations resulting from technological advances, students are expected to develop in every way and become good professionals to act competently in whatever field they choose to enter in the future. This is why schools, teachers and students should be prepared to deal with this new technological life.

PALAVRAS CHAVE: Recursos tecnológicos. Softwares educacionais. Processo pedagógico. Formação continuada.

  1. Introdução

            O presente trabalho ressalta a importância de se trabalhar com as novas tecnologias integradas às disciplinas escolares, pois além dos recursos analógicos como o quadro, o livro, a televisão, as transparências, dentre outras, agora as escolas podem contar também com instrumentos digitais que vêm carregados de novas experiências e, portanto novas formas de ensinar e aprender, podendo motivar ainda mais os alunos a interagir ativamente, visto que, desde que nascem sentem interesse em descobrir mais sobre estes instrumentos digitais, uma vez que, se encontram imersos neste novo mundo tecnológico.

            A ideia de unir as novas tecnologias com o processo educacional, não é tão recente como alguns acreditam. Porém, a preocupação em adaptar-se rapidamente a esse novo cenário recai diretamente o professor, que se vê forçado a modernizar suas metodologias de aula em prol das demandas da nova sociedade contemporânea. Sociedade pela qual outrora não carecia tanto de professores capazes de interagir com alunos e informática ao mesmo tempo, uma vez que, a tecnologia esta por toda parte e atualmente as empresas estão buscando profissionais que saibam lidar com as ferramentas computacionais. Diante disso, executar bem o papel de mediador da educação é fundamental, afinal a educação é o alicerce da sociedade.  

           Diante deste contexto, este artigo aponta para o grande desafio dos professores em acompanhar a evolução da tecnologia no meio pedagógico, pois há uma exigência maior quanto à sua formação inicial que deve buscar cada vez mais ampliar seus conhecimentos para proporcionar aos alunos um ensino eficiente e de qualidade.  A informática esta crescendo de forma acelerada o que preocupa a todos os envolvidos no âmbito educacional, tanto professores já formados quanto os que estão em formação, muitos se perguntam como serão os novos métodos de ensino que surgirão e como adaptar suas metodologias para incorporar essas novas tecnologias, o que fazer para alcançar os objetivos educacionais e se essas mudanças serão benéficas aos alunos.

            Contudo, provocar uma mudança nas práticas de educacionais que foram arraigados nos métodos tradicionais e pouco tem evoluído com o passar dos anos para alavancar em uma mudança tão significativa, não será uma tarefa fácil, pois o professor tem que manter a mente aberta as novas oportunidades e se posicionar frente à nova sociedade globalizada e digitalizada do século XXI. O professor deve primeiramente ter o apoio de toda administração e gestores, em seguida, buscar entender a importância de introduzir a informática na educação, logo depois precisa refletir sobre quais os benefícios que este trará para o processo educacional, além disso, é necessário pesquisar e refletir sobre quais recursos computacionais estão disponíveis na escola e como adaptá-los aos conteúdos para que possam servir como meio para alcançar com êxito as finalidades educacionais.

            Diante deste contexto, o intuito é reafirmar a importância de adquirir experiências e vivencias mais tecnológicas em ambientes educacionais, devido a grande demanda das empresas por indivíduos qualificados não apenas nas disciplinas comuns do currículo escolar, mas também com conhecimentos informáticos. A inclusão digital ajuda a formar o perfil do profissional do futuro, tendo em vista as transformações decorridas dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho. Motivo pelo qual escolas, educadores e alunos devem estar preparados para lidar com essa nova vida tecnológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com