TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: QUADRO COMPARATIVO

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  4.427 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

PEDAGOGIA

ADRIANA CRUZ FRANÇA

PSCICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

ILHÉUS-BA

2016

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: QUADRO COMPARATIVO

     O estudo do desenvolvimento humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia com o objetivo de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Tal esforço, conforme mostra a  linha evolutiva da Psicologia tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reconstituir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.

    Com o objetivo de se ter melhor compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem, elaborei um Quadro comparativo que apresenta as três correntes teóricas denominadas: Racionalismo/Inatismo, Empirismo/Comportamentalismo (Skinner) e Interacionalismo (Piaget, Vigotski e Wallon), mostrando as diferentes concepções de desenvolvimento e suas contribuições para a aprendizagem.

Teorias

Ideia central

Comportamento

Visão de Aluno e Professor

Aprendizagem

Nome de Referência na  Educação

Racionalismo/Inatismo

Fundamenta-se na crença de que as capacidades básicas de todo ser humano (personalidade, comportamento, potencial, formas de pensar e de conhecer) já se encontram prontas ao nascer, o meio não participa dela.

Na escola, no que diz respeito ao desempenho intelectual e a forma de compreender o comportamento do aluno de modo geral, identificamos as conseqüências do Inatismo: as formas de manifestação do comportamento das crianças, tais como agressividade ou sensibilidade têm poucas chances de se alterarem, porque acabam sendo interpretadas como preconcebidas, inatas.

- Relação Vertical

Professor agente do processo X aluno receptor passivo de decisões ou modelos prescritos pela escola e/ou sociedade em que vive. Cabendo apenas dele apropriar-se.

Aulas expositivas e demonstrações do professor.

Reprodução dos conteúdos pelo aluno de forma automática.

“Dar” e “tomar” lições.

Privilégio do verbal e abstrato

Compreendem a aprendizagem como sendo inata ao indivíduo, decorrente de atividades da própria pessoa que aprende atividades essas que englobam a observação e a imitação, a pesquisa, o estudo e a reflexão. São teorias que se vinculam ao conceito de autodidatismo e a idéia de que a aprendizagem decorre de capacidades intrínsecas à pessoa.

Precursor: Platão (427-347 a.C.)  Defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros. O professor só auxilia o aluno a acessar as informações.

Empirismo/

Comportamentalismo

A constituição das características humanas é de responsabilidade exclusiva do ambiente e destaca a experiência social como fonte exclusiva de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.

O comportamento humano, segundo alguns teóricos, se modifica em função da observação de como agem outras pessoas, que se tornam modelos a serem copiados.  o comportamento é sempre o resultado de associações estabelecidas entre algo que provoca (um estímulo antecedente) e algo que o segue (um estímulo conseqüente.)

- Professor = planejador e analista de contingências.

Engenheiro comportamental.

Aluno = auto-controlador do processo de aprendizagem (individualização)

Reforço no relacionamento.

Aplicação da tecnologia educacional.

Individualização do ensino com estratégias diversificadas (módulos instrução programada, etc.)

Ênfase nos objetivos de ensino

A aprendizagem é definida como a aquisição de um novo comportamento garantido por uma programação de experiências curriculares, as quais definem previamente o produto desejado, ou seja, a experiência planejada é a base do conhecimento.

B.F. Skinner, norte-americano, defensor da posição ambientalista na Psicologia se propõe a construir uma ciência do comportamento, que defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar; de modo a explicar o objeto da investigação. Para ele, o papel do ambiente é muito mais importante que a maturação biológica. Um determinado comportamento, por exemplo, pode ser explicado Poe estímulos presentes em determinada situação.

 .

Interacionismo

O conhecimento é gerado a partir de uma interação do sujeito com seu meio (objeto), a partir de estruturas previamente existentes no indivíduo.

A forma como a fala é utilizada na interação social com adultos e colegas mais velhos desempenha um papel muito importante na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual. Assim sendo, com o tempo, ocorre uma interiorização progressiva das direções verbais fornecidas à criança pelos membros mais experientes de um ambiente social.

A escola assume um papel central para o desenvolvimento e para a aprendizagem do aluno, cabendo ao professor proporcionar essas interações para promover o desenvolvimento e a aprendizagem.

A aprendizagem é subordinada ao desenvolvimento cognitivo, que passa por sucessivos estágios de acordo com as diferentes fases do indivíduo, em que as operações mentais ressaltam a atividade do sujeito, predominando em cada estágio, respectivamente, a atividade motora, a perceptiva, a atividade  mental e a verbal.

Lev Semenovitch Vygotsky foi um professor de literatura bielorrusso bastante interessado em psicologia.  Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos 

Referências bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (572.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com