TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GRUPO

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho em grupo

O trabalho em grupo do componente “O educador–gestor, trabalho e movimentos sociais” deverá iniciar-se na 3 ª quinzena e ser postado a versão final na 4 ª quinzena. Nesse período, vocês deverão se organizar para realizarem todas as atividades propostas.

O trabalho ocorrerá da seguinte forma:

  • Será feito o sorteio automático dos participantes, do líder e do vice-líder;
  • Será aberto no sistema, um espaço denominado “sala de reunião”, que se desenvolverá na ferramenta de “trabalho em grupo”. Nesse ambiente vocês deverão postar o resultado de suas pesquisas, discutir e participar do trabalho. Esse ambiente e as postagens serão visualizados apenas pelo grupo e pelo professor tutor.
  • O trabalho deverá ser desenvolvido com a participação de todos os alunos do grupo no decorrer da 3 ª a 4 ª quinzena.
  • A postagem do trabalho final deverá ser feita na 4 ª quinzena, pelo líder ou vice-líder do grupo. Fique atento ao prazo final para a postagem;
  • Após o fechamento da 4 ª quinzena, o professor tutor fará a correção do trabalho final e das participações individuais.

Sobre a avaliação do trabalho

O trabalho será avaliado pelo professor tutor em duas etapas:

1- Na 3ª quinzena do AVA, a ênfase está nas discussões e mediações que devem ocorrer entre aluno – aluno e grupo – professor-tutor. Assim, um critério é o da participação. O professor tutor avaliará a quantidade e a qualidade das participações dos alunos individualmente. Nesse sentido, as notas dos alunos poderão ser diferentes de aluno para aluno. A participação individual será avaliada com 50% da nota do trabalho em grupo.

2- Na 4ª quinzena do AVA, a ênfase está na construção colaborativa do conhecimento, iniciada na 3ª quinzena, e realização da atividade. Assim, o outro critério é o conteúdo/conhecimento contido na produção final do grupo. O professor tutor avaliará o trabalho final do grupo e todo o grupo receberá a mesma nota. O trabalho final será avaliado com 50% da nota do trabalho em grupo.

O professor tutor fará a socialização da correção do trabalho com os membros do grupo.

3- Média mínima para aprovação: 70%

Agora que você já sabe como é importante sua participação no trabalho, vamos conhecê-lo.

Trabalho em grupo

O objetivo desse trabalho de grupo é suscitar a discussão a fim de refletirmos sobre os desafios da profissão do pedagogo na atual conjuntura social. Como sabemos, o campo da pedagogia é complexo e diversificado, oferecendo várias oportunidades dentro da escola como: o trabalho com crianças da educação infantil (0 a 5 anos), o magistério nas séries iniciais (1 ao 5 ano , educação especial, matérias pedagógicas em cursos normais, na área de gestão do colégio, na coordenação e na orientação escolar. Além disso, não fica restrito apenas ao interior dos muros escolares. O pedagogo tem um campo amplo e promissor no setor público, privado e no terceiro setor. Pode ocupar espaços empresariais, hospitalares, ONGs, museus, brinquedotecas, bibliotecas, produção de material pedagógico, políticas educacionais e quaisquer espaços onde haja algum tipo de educação envolvida.

  1. Vocês deverão se organizar e pesquisar sobre as diferentes áreas de atuação do pedagogo nos setores públicos e privados. 

O pedagogo é um profissional preparado para atuar a favor de um pleno desenvolvimento do ser humano, considerando diferentes culturas e formas de aprender do ser humano, preocupado com a sua formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, e por isso seu campo de atuação só se amplia, uma vez que estamos numa sociedade que se transforma muito rapidamente, cada vez mais globalizada e tomada por um número enorme de informações. Sobre essa maneira de entender a relação ensino-aprendizagem, nos ensina Morin (2001, p.10):

A “Educação” é uma palavra forte: “Utilização de meios que permitem assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser humano (…)”. O termo “formação”, com suas conotações de moldagem e conformação, tem o defeito de ignorar que a missão do didatismo é encorajar o autodidatismo, despertando, provocando, favorecendo a autonomia do espírito. O ensino, arte ou ação de transmitir os conhecimentos a um aluno, de modo que ele os compreenda e assimile, tem um sentido mais restrito, porque apenas cognitivo. A bem dizer, a palavra ensino não me basta, mas a palavra educação comporta um excesso e uma carência”.

É exatamente nesse momento que o pedagogo vem atuar na transformação das informações em conhecimento, de uma forma sistemática, atendendo a pressupostos epistemológicos seus ou do seu entorno, de forma dialética, e por isso esse ato é político, como nos afirma Paulo Freire (1987).

O desenvolvimento humano, dentro dessa perspectiva, não pode ser considerado como transmissão de conhecimento, nem tampouco desenvolvimento natural e espontâneo, mas como um processo mediado de atualização cultural do sujeito onde o processo de transformação é tanto do sujeito quanto de seu meio (Sacristán, 1998; Krug, 2007; Paro, 2001a e 2001b).

Da mesma maneira os ramos das ciências humanas estão interligadas para integrar novos conceitos e novas atuações dos profissionais. Assim argumenta Ladislau Dowbor[1],

Este é um pouco o caminho que leva um economista, que percebe que os problemas da sua área exigem soluções pertencentes a um universo mais amplo, a encontrar-se de repente na mesma plataforma de discussão de um educador; que também busca respostas no econômico, no social, no político. Porque o que se coloca na realidade neste fim de século, é a questão do nosso futuro comum (Dowbor apud Freire, 2006)”.

A pedagogia considerada como arte, ciência e profissão de ensinar, cujo objetivo maior é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, tem sua formação regulamentada nos termos das diretrizes curriculares nacionais, resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006, e fundamentada no art. 64 da lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Alem de formar professores, a pedagogia prepara profissionais capazes de compreender e colaborar para uma educação de melhor qualidade na realidade brasileira, comprometidos com a transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (232.2 Kb)   docx (753.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com