TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO TERCEIRO PERIODO

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

GILVANIO ALMEIDA VARGAS

JOÃO FELIPE STURM

PAULO ROBERTO DOS SANTOS

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

[pic 3]

Francisco Beltrão - PR

2016

GILVANIO ALMEIDA VARGAS

JOÃO FELIPE STURM

PAULO ROBERTO DOS SANTOS

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Trabalho interdisciplinar do 2º Flex / 3º  semestres Regular do curso de Licenciaturas, realizado como forma de avaliação no método de educação a distância da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores:

Anísio Calciolari Junior;

Suhellen Lee Silva;

Alexandre Schubert;

Marcelo Yugi Doi.

Francisco Beltrão - PR

2016

INTRODUÇÃO

Os profissionais formados na faculdade de Educação Física podem trabalhar tanto com esportes, tanto com atividades físicas não competitivas. Com mais de 30 áreas de atividades separadas em escolar e não escolar.

A Educação Física é dividida primeiramente em duas grandes áreas com mesma importância: Licenciatura e Bacharelado, as quais se diferem em partes dos conhecimentos adquiridos pelo próprio profissional, e consequentemente na área de atuação.

São duas áreas consideravelmente distintas, porém é normal a mescla criada pela sociedade entre as duas, porque ambas geram educadores físicos. Mas isto é um grande equívoco, pois se diferenciam em diversos pontos.

Licenciatura

Bacharelado

Áreas de atuação

O Licenciado basicamente se restringe à área da Educação Infantil, Básica e Média.

Ele poderá somente atuar como professor em escolas, no ensino fundamental ou ensino médio ou também poderá realizar pesquisas na área científica exercendo funções de supervisão, docência, orientação educacional e coordenação em instituições privadas ou publicas de educação formal ou não formal, tematizando a cultura corporal de movimento, as diferentes manifestações e expressões culturais dos movimentos humanos, ressaltando à ampliação da formação cultural dos alunos na educação em saúde, nas atividades físicas, nas praticas esportivas, no lazer, na formação esportiva e outras que articulam com o dia-a-dia escolar da sociedade e da cultura.

O licenciado não estuda somente os conteúdos associados à saúde e ao esporte, mas também estuda com precisão abrangentes questões relacionadas às práticas pedagógicas, para tomar conhecimento da organização do trabalho pedagógico e ter participação efetiva no currículo escolar e nas questões ligadas à escola, não se excluindo apenas aos esportes. Deve principalmente contribuir para o funcionamento positivo do trabalho pedagógico, assim como todo o corpo escolar.

O bacharel em educação física possui um campo de atuação muito mais extenso: natação, ginástica, hidroginástica, musculação, técnico em esportes, personal trainer, treinamentos físicos e práticas esportivas. Dessa forma, estará qualificado à intervir em espaços educativos não formais, como academias de ginástica, parques, hotéis, clubes, hospitais, condomínios, clinicas, residências, associações esportivas e comunitárias e também nos ambientes de atenção básica à saúde  (Programa Saúde da Família/Núcleos de Apoio à Saúde da Família/ Centros de Apoio Psicossocial).

Diferentemente do licenciado, o bacharel não enfoca questões de organização do trabalho pedagógico, pois se encontra mais voltado às práticas educativas que não são formais, por isso se restringe não apenas à saúde física, mas também às questões estéticas, por forma de treinamentos físicos aplicados para aumentar a massa muscular.

DIFERENÇAS CURRICULARES

Fundamentos da ação pedagógica I

Fundamentos da ação pedagógica II

Organização do trabalho pedagógico

Currículo e gestão de ambientes educativos

Ritmo, ludicidade e motricidade.

Biopatologia humana

Biomecânica

Ginástica de academia

Musculação

Nutrição aplicada e educação física.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com