TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHOS COM PROJETOS PEDAGOGICOS

Por:   •  13/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MIRNA ALVES LIMA FERREIRA

 

 REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA  EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

CACOAL

2009


Mirna alves lima ferreira

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil   3ºsemestre  sob orientação da  professora Marizete Cristina Bonafini Steinle

Tutor de Sala: Regina célia Ramos de souza

Tutora Eletrônica: Clarice Aparecida Siena Brussolo

CACOAL

2010


CUIDANDO E EDUCANDO

  INTRODUÇÃO                        

                     Esta pesquisa foi realizada através de observação do Centro Educacional Infantil Bairro Liberdade que se localiza no bairro que leva seu nome, na cidade de Cacoal – Rondônia. A finalidade dessa pesquisa é verificar se a instituição oferece boas condições de ensino de qualidade para as crianças.

                    Na instituição de ensino foi entrevistada a diretora, segunda ela a infância é uma das fases mais importante para o ser humano, é na infância que temos a formação de caráter, no qual uma criança bem cuidada e educada, será com certeza um adulto de boa índole, no qual todo ser humano tem esse direito, e a educação infantil tem por obrigação proporcionar isso as crianças.

                   A maioria das crianças que estão matriculadas no Centro de Educação Infantil Bairro Liberdade são carente, e classe média baixa, pois seus pais precisam deixá-los na creche para trabalhar, que são filho de operários, autônomos, empregadas domésticas, servidores públicos pertencente a classe baixa, moradores da zona urbana.

                    A escola atende crianças de 6 meses a 3 anos de idade, seu funcionamento oferece  os horários de 7 horas da manhã às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As turmas são organizadas nas modalidades maternal, berçário e infantil de 2 anos e infantil de 3 anos.

                    O CEI visa o desenvolvimento integral  6 meses a 3 anos de idade, levando em consideração os aspectos: cultural, afetivo, psicológicos, físicos, históricos e social, assim tomando um complemento a ação familiar e da comunidade.

                    As atividades pedagógicas seguem a uma rotina, que vai desde a chegada das crianças no CEI até o momento da saída, onde pais e responsáveis retornam de  seus trabalhos.

                    O desenvolvimento do Centro Educacional Infantil Bairro Liberdade é composto de atividades que envolvem, recepção e saída das crianças, cuidado higiene e repouso, alimentação balanceada adequada a diferente faixa etária, atividades de recreação livre nas salas e espaços externos, atividades educativas dirigidas parcialmente nos espaços internos, utilizando materiais apropriados para tal fim. O espaço físico da escola atente os requisitos que são necessários para educação infantil, as salas, os banheiros, uma cozinha equipada e um pátio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com